Escola do Servidor: espaço para qualificação profissional

06/01/2009 - Gestão

A Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM) Álvaro Liberato Alonso Guerra, vinculada à Coordenadoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Gestão, trabalha na elaboração e difusão de programas de capacitação contínua e compartilhada,
voltados ao aprimoramento profissional do servidor da Prefeitura de São Paulo.

Responsável pelo desenvolvimento das competências essenciais à administração municipal, a Escola Álvaro Guerra realiza seminários, palestras, cursos de capacitação e atualização para gerentes e outros profissionais de segmentos estratégicos do serviço público, contribuindo
para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.

Os programas são elaborados segundo as necessidades estratégicas da Prefeitura, a partir da articulação com as secretarias municipais, centros públicos de formação e universidades.

O curso mais procurado da Escola é o Excelência no Atendimento ao Cidadão (EAC), dirigido aos servidores que trabalham na linha de frente do atendimento ao munícipe. Servidores que passaram pelo Programa de Formação de Instrutores da EFSPM são os responsáveis
pelo desenvolvimento do EAC.

O programa de Formação de Instrutores visa qualificar servidores que tenham experiência com atividades de Desenvolvimento de Pessoal para o planejamento e condução de atividades de ensino-aprendizagem, contribuindo para a implementação da rede de instrutores dos programas da EFSPM.

Outros cursos presenciais são: Competências Gerenciais para a Gestão de Pessoas no Serviço Público, para gestores da PMSP; Formação de Pregoeiros, para profissionais ligados à área de licitação; Técnicas de Recebimento e Controle de Qualidade, e Alinhamento Físico dos Almoxarifados, dirigidos aos servidores da área de almoxarifado.

Esses dois últimos cursos são realizados em parceria com a Divisão Técnica de Planejamento e Gestão de Suprimentos, do Departamento de Gestão de Suprimentos e Serviços (DGSS), da Secretaria Municipal de Gestão.

A Escola também disponibiliza o espaço para a realização de cursos promovidos por várias secretarias municipais. Em parceria com a Comissão Municipal de Direitos Humanos, foi realizado neste ano o curso a distância para formação de Conselheiros em Direitos Humanos,
que teve 3 mil servidores capacitados.

O projeto de Educação a Distância (EAD) deverá ser ampliado, já que proporciona a capacitação a um grande número de servidores pela facilidade no acesso aos conteúdos programáticos.

A Escola instituiu, em 2007, o Prêmio São Paulo Cidade, destinado a reconhecer e premiar as melhores práticas de gestão pública no âmbito municipal. O prêmio teve sua segunda edição finalizada em novembro passado.

Logomarca
O nome e a logomarca da Escola foram escolhidos por meio de concursos instituídos pela Secretaria de Gestão, em setembro de 2006, abertos a todos os servidores municipais.
A proposta vencedora indicou o nome de Álvaro Liberato Alonso Guerra, jornalista, já falecido,
responsável pelo Diário Oficial da Cidade de São Paulo, de 1986 a 2004, e teve, ainda, a incumbência de desenhar os símbolos municipais, o brasão de armas e a bandeira municipal. A EFSPM “Álvaro Liberato Alonso Guerra” está localizada na avenida Zaki Narchi, 536.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2224-7566, pelo e-mail escoladoservidor@prefeitura.sp.gov.br ou pelo site:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/gestao/emasp/


Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Gestão
3396-7355