16 de abril - Dia Mundial da Voz

15/04/2009 - Modernização, Gestão e Desburocratização

A Campanha Nacional da Voz completa neste ano sua 10ª edição. Dada a relevância e graças à iniciativa brasileira, a campanha foi reconhecida internacionalmente e, desde 2003, o dia 16 de abril passou a ser o Dia Mundial da Voz.

A importância da voz na comunicação humana é inquestionável e há um aumento progressivo dos profissionais que dependem da voz como instrumento de trabalho.

Atualmente, cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho,  entre eles os professores, cantores, atores, vendedores, advogados, telefonistas, recepcionistas, políticos, leiloeiros, líderes religiosos, repórteres e operadores de telemarketing. Para esses profissionais, ter uma voz saudável é  fundamental para o bom desempenho profissional. No entanto, o abuso ou mau uso da voz podem danificar os delicados tecidos da laringe e produzir um distúrbio vocal.

Na Prefeitura de São Paulo, as carreiras do Magistério representam a maior categoria de profissionais da voz. Geralmente, esses profissionais têm uma grande demanda diária de uso da voz e pouco conhecimento em saúde vocal.

Voltado para a atenção integral à saúde vocal do profissional da Rede Municipal de Ensino,  em caráter preventivo, o Programa Municipal de Saúde Vocal, realizado pelo Departamento de Saúde do Servidor (DSS), desde 2005, orienta os servidores da Educação (professores, coordenadores pedagógicos e diretores) sobre a importância da melhor utilização da voz no exercício profissional, por meio de palestras, grupos e oficinas.

O Programa compreende um conjunto de ações individuais e coletivas que englobam orientações e controle dos fatores de risco, objetivando, assim, a diminuição do número de licenças médicas e readaptações funcionais originadas por alterações vocais.

Até o momento, foram realizadas 90 Oficinas de Saúde Vocal - com duração de 20 horas, divididas em 6 dias - com a participação de 2150 professores, em 11 Diretorias Regionais de Educação. A palestra “O que todo educador deve saber sobre sua voz” foi ministrada no ano de 2008 em 33 escolas, atingindo 628 profissionais. Nesse período, 5.150 professores ingressantes na PMSP receberam orientações sobre saúde vocal por meio de material informativo e 115 destes passaram por um grupo de orientação vocal, com carga horária de 8h, no DSS.

As avaliações periódicas e grupos de orientação vocal, destinadas aos profissionais da Educação que estão ingressando na Prefeitura, são realizadas no DSS. As Oficinas de Saúde Vocal  e palestras são realizadas nas Diretorias Regionais de Educação e são abertas aos profissionais da Educação interessados. Neste ano, essas atividades serão retomadas no segundo semestre.

Regularmente, o DSS publica no Diário Oficial da Cidade de SP os locais, dias e horários das Oficinas de Saúde Vocal. O professor interessado faz a inscrição nas Diretorias Regionais de Educação onde acontecem as oficinas.

FAZ BEM PARA A VOZ

- dormir adequadamente
- boa postura
- articular bastante ao falar
- boa alimentação
- boa hidratação (ingerir 2 litros de água diariamente)
- vestuário apropriado e confortável

EVITE

- falar demais ou com esforço
- falar enquanto pratica exercícios físicos
- falar em ambientes ruidosos ou abertos
- discutir com freqüência
- gritar
- falar muito durante quadros gripais ou crise alérgicas
- tossir ou pigarrear excessivamente
- mudanças bruscas de temperatura
- ambientes secos ou empoeirados
- utilizar álcool em excesso
- drogas
- fumar ou falar muito em ambientes de fumantes

 

 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização - SMG
3396-7296