Workshop sobre gestão pública reúne estagiários da Prefeitura

29/06/2009 - Modernização, Gestão e Desburocratização

Mais de 700 estagiários da Prefeitura lotaram o teatro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para assistir ao workshop “Inovação e Conhecimento na Gestão Pública”, no dia 25 de junho, que reuniu também supervisores e orientadores de estágio das diversas secretarias municipais.

O workshop, promovido pela Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), em parceria com o CIEE, contou com a apresentação da pianista Ariã Yamanaka, da Escola Municipal de Música, seguida das palestras “Criatividade como motor do conhecimento”, do professor Chu Shao Yong, da Fundação Getúlio Vargas; e “Rumo à sociedade do conhecimento: como isso afeta minha vida e meu trabalho”, ministrada pelo professor José Antonio Carlos, coordenador do curso de Gestão do Conhecimento e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. A mesa foi coordenada pela diretora do departamento de desenvolvimento de pessoal da CGP e membro do grupo técnico de gestão do conhecimento e inovação, Salete Abrão Iunes.

Na abertura do evento, a coordenadora de Gestão de Pessoas, Dolores Maria dos Santos, destacou que a Prefeitura de São Paulo desenvolve um dos maiores programas de estágio da Cidade, que oferece atualmente até 12.300 vagas de nível superior e médio e tem cerca de cinco mil estagiários contratados. “Dentro do princípio de reconhecer e premiar iniciativas que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população, nós temos várias ações, entre elas o Prêmio Melhores Práticas de Estágio, em que os estudantes são reconhecidos pelo desenvolvimento de projetos que agreguem valor às atividades realizadas na Administração. Procuramos priorizar o desenvolvimento e acompanhamento do estágio, no sentido de que o estudante tenha a possibilidade de vivenciar a articulação da teoria com a prática, contribuindo para sua formação e exercício profissional”, ressaltou a coordenadora.

O superintendente de Atendimento da Grande São Paulo do CIEE, Celso Dutra, falou da importância da parceria da instituição com a Prefeitura. “É um prazer trabalhar com a Prefeitura, que dá mostra de sua competência, preparando os servidores para melhor atender ao cidadão. O tema Inovação e Conhecimento na Gestão Pública tem muito a ver com nossas atividades”.

Na palestra “Criatividade como motor do conhecimento”, o professor Chu Shao Yong envolveu o público com a apresentação de métodos, conceitos e exemplos práticos de ações inovadoras e criativas e ressaltou que, para inovar, é preciso pensar diferente, aumentar a possibilidade de opções e escolhas, aprender a pensar holisticamente,ou seja, perceber o mundo de uma forma global, com uma visão do todo. “A criatividade é a base da inovação. Inovação é criatividade que gera valor e conhecimento,que é uma configuração de informação,com um significado maior”, definiu. O professor Yong recomendou aos estudantes que invistam no conhecimento, tenham um olhar seletivo diante da grande quantidade de informações disponíveis hoje, buscando não só por conteúdos, mas por métodos de criatividade e inovação, e modelos empresariais, que contribuam para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Na palestra “Rumo à sociedade do conhecimento: como isso afeta minha vida e meu trabalho”, o professor José Antonio Carlos falou da evolução do conhecimento ao longo das últimas décadas até chegarmos à “sociedade do conhecimento” que vivemos hoje. Segundo ele, hoje em dia, estar fora das redes sociais profissionais é estar fora do mundo. “Aprender passou a ser um processo contínuo e é muito importante investir em nós mesmos. A escola está em todos os lugares”.

Antonio Carlos enumerou várias dicas para sobrevivermos nessa sociedade do conhecimento. Ele destaca que a pessoa deve ter princípios, ser empreendedora, trabalhar em equipe, compartilhar o conhecimento,ser protagonista de suas ações, reconhecer-se uma pessoa com muito a aprender e um pouco a ensinar e, por fim, ter um bom projeto. “Um bom projeto é a melhor alternativa para transformar nossos sonhos em realidade”, concluiu. Após as palestras, os estagiários fizeram perguntas aos palestrantes e, no fim do workshop, houve sorteio de brindes aos presentes.

 

 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização
3396-7296