Campanhas de Saúde

No mês de abril ocorrem os cuidados e reflexões com o Dia Mundial da Atividade Física (06/04) e Dia Mundial da Saúde (07/04)
Pensando na Saúde de forma global apresentamos as DICAS: 
 
  • Hidrate-se

Lembre-se de ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. Uma garrafa por perto ajuda a lembrar. Água por dentro e por fora é sinônimo de saúde.

  • Pratique atividade física

Sabia que manter o peso corporal adequado impacta diretamente na sua felicidade. Isso eleva sua autoestima, melhora sua vida sexual e aumenta sua chance reprodutiva.

  • Cante

“Quem canta seus males espanta”. Ao cantar você aumenta sua autoconfiança, a sensação de bem estar e as habilidades interpessoais, diminui depressão e ansiedade. Cante no chuveiro, lavando louça, limpando a casa, no karaokê...

  • Durma bem

Dormir não é somente descansar. Quando você dorme há um detox corporal, reparo dos tecidos, eliminação de peso, crescimento muscular, síntese de proteínas, descanso cerebral, registro e ou liberação de memórias. Por isso, dormir menos que seis horas por noite, afeta a sua saúde. Tenha sono de qualidade, durma de sete a nove horas ininterruptas. Faça a última refeição com alimentos leves e tome seu último líquido até duas horas antes de deitar. “A noite foi feita para dormir, não para ir ao banheiro”.

  • Curta sua família

Elogie e receba elogios, abrace, brinque, ria, dance, faça cocegas, divirta-se com sua família, dentro de casa ou fora dela. Aproveite a companhia dos seus familiares com alegria, amor e afeto, pois, você não sabe quando isso vai acabar.

  • Invista no seu pet

Brinque, passeie, se divirta com seu animal de estimação, assim você aumenta sua felicidade e gasta energia, o que ajuda a eliminar peso. Assim, você estará fazendo bem para você e para seu pet.

  • Tenha uma dieta adequada

O que você come reflete na sua felicidade e no seu bem estar. Frutas, verduras e legumes contribuem para o bom humor e para a saúde.

  • Tenha uma vida sexual ativa e saudável

Uma rotina sexual saudável é um ponto importante para ter uma boa qualidade de vida. Conheça seus limites e compartilhe seus desejos com seu parceiro. Desfrute com segurança. Use preservativo.

  • Cuide da pele

Hidrate e proteja sua pele dos raios solares.

  • Medite

Você sabia que há varias formas de meditação? Uma oração, por exemplo, é uma das muitas formas de meditação. O silêncio da sua mente aumentará o seu foco e diminuirá a ansiedade.

  • Se conheça

O que você gosta de fazer? O que você gosta de ouvir? Qual é sua cor preferida? Qual sua estação do ano preferida? O que te motiva? O que te alegra? Faça algo que goste para você. Se agrade, se presenteie.

  • Respeite seus limites

Cansou? Descanse.

  • Faça amigos

Você tem a quem pedir ajuda? Quantas pessoas podem contar com você quando precisar? Faça amigos e os cultive. Compartilhe com eles seus momentos, palavras, histórias, presentes, comidas, jogos, etc... “Amizade é o que torna nossos momentos difíceis suportáveis e os bons, memoráveis.” Autor desconhecido

  • Faça um tecnodetox

Diminua o tempo que passa olhando para as telas. Busque visualizar e vislumbrar paisagens reais, como a natureza. Passeie mais, assista o por do sol, sinta o cheiro e observe a beleza das plantas, ouça o cantar dos pássaros, os diferentes latidos dos cachorros. Sinta e perceba o mundo ao seu redor, fora das telas.

 

O que acontece no corpo humano durante o sono? Entenda importância de dormir bem | CNN Brasil

7 curiosidades sobre o que acontece enquanto dormimos (probel.com.br)

 

Dia Mundial da luta contra o câncer
 

O Dia Mundial da luta contra o Câncer é comemorado anualmente em 08 de abril, data utilizada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer, que é a segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo.

As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis. Temos fatores externos que podem favorecer o desenvolvimento da doença, tais como ambiente, dieta, costumes ou hábitos que o individuo possui como tabagismo, alcoolismo, obesidade, exposição solar inadequada e excessiva, contato constante com componentes químicos tóxicos e a presença de radiação, além do envelhecimento e o crescimento da população, alguns tipos de infecções como HIV ou vírus do HPV. Temos também fatores internos ao organismo, como histórico familiar, e mutações genéticas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil casos novos.

Os tipos de câncer que mais acometem os brasileiros são:

· Câncer de pele - o mais incidente, com 220 mil novos casos (31,3%);

· Câncer de mama - 74 mil casos (10,5%);

· Câncer de próstata - 72 mil casos (10,2%);

· Câncer de cólon e reto - 46 mil casos (6,5%);

· Câncer de pulmão - com 32 mil novos casos (4,6%);

· Câncer de estômago - 21 mil novos casos (3,1%).

 

 

Dicas para prevenção do câncer

Alguns comportamentos podem auxiliar na chamada prevenção primária do câncer, que é evitar o desenvolvimento da doença. Alguns destes comportamentos são:

· Não fume;

· Evite o excesso no consumo de bebidas alcoólicas;

· Alimente-se de forma saudável, com alimentos frescos e ricos em nutrientes, como frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas. Evite os alimentos ultra processados;

· Pratique atividades físicas. Ser fisicamente ativo proporciona um corpo saudável e contribui para a prevenção do câncer e de outras doenças crônicas;

· Amamente. Alimento saudável para o bebê, o leite materno protege as crianças da obesidade infantil e a amamentação previne o câncer de mama nas mães;

· Faça os exames de acompanhamento, como a mamografia anual para mulheres acima de 40 anos, exame preventivo de Papanicolau, e exame de toque retal para homens para homens acima de 50 anos;

· Evite a exposição excessiva e desprotegida da radiação solar. Use sempre protetor solar, chapéu e outros objetos que protegem contra os raios solares. Procure ficar longe do sol entre as 10 e as 16 horas;

· Evite a exposição a substâncias tóxicas no dia-a-dia, em casa ou no trabalho;

· Vacine-se. Meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos devem se vacinar contra o HPV. Jovens e adultos também podem se vacinar contra a hepatite B.

 

A prevenção secundária também é muito útil para diversos tipos de câncer e se caracteriza pela detecção e tratamento de condições ou doenças pré-cancerosas (por exemplo, a lesão causada pelo vírus HPV) ou cânceres assintomáticos iniciais.

Procure sempre buscar acompanhamento médico regular para identificar sinais e sintomas de estágios iniciais de câncer, uma vez que o diagnóstico precoce, em geral, está associado a melhores taxas de recuperação dos pacientes.