Prorrogado até 31 de agosto prazo de chamamento público de doações para instalação de salas de amamentação

Denominados Pontos de Afeto, espaços serão utilizados por servidoras públicas durante o período de amamentação para a coleta e armazenamento do leite materno

O desenvolvimento de políticas públicas em prol do aleitamento materno é imprescindível, pois mães que trabalham fora precisam de todo apoio e ajuda para proteger o aleitamento e garantir o pleno desenvolvimento dos filhos. A fase requer diversos ajustes no cotidiano da mulher lactante e todo o auxílio pode fazer a diferença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é recomendado até os dois anos de idade ou mais. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo (SEGES), com um olhar atento às suas atribuições de gestão de pessoas, idealizou e desenvolveu o Projeto “Pontos de Afeto”, em apoio à servidora municipal lactante.

O projeto tem como principal objetivo ofertar espaço para coleta e armazenamento de leite materno às servidoras no retorno de sua licença maternidade, e está alinhado à Meta 2.2 do Plano Municipal pela Primeira Infância (2018-2030), que prevê a ampliação da disponibilização de salas de apoio à amamentação nos equipamentos públicos do Município de São Paulo.

A primeira sala de apoio à amamentação foi instalada e está pronta para o uso desde o dia 8 em março de 2023 no Prédio do Jockey, localizado na rua Boa Vista nº 280 - Centro Histórico de São Paulo.

Pensando em levar o projeto aos demais órgãos do Município, a SEGES disponibilizou um Documento Norteador que compila diretrizes técnicas e boas práticas para facilitar a implantação de futuros Pontos de Afeto na Prefeitura de São Paulo. SEGES publicará uma Ata de Registro de Preços e um Edital de Doação que contarão com todos os itens necessários para instalação de novas salas de apoio à amamentação nas dependências dos órgãos. Todos esses instrumentos buscam simplificar o processo de aquisição dos itens e, por consequência, difundir novos Pontos de Afeto na Prefeitura de São Paulo.