Exibição dos curtas-metragens do Festival ENTRETODOS começa nesta segunda-feira

Em sua 6ª edição, a mostra integra, a partir deste ano, o Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas. Até o dia 13, serão exibidos 32 curtas com temática de direitos humanos

A 6ª edição do Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS começa nesta segunda, dia 9, exibindo, até o dia 13, em 45 pontos espalhados pela Cidade, 32 curtas-metragens com temas relacionados aos direitos humanos. Os trabalhos foram selecionados entre 300 inscritos e concorrem em cinco categorias: Melhor Curta-Metragem (prêmio do Júri Oficial), Visão Social, Melhor Roteiro, Melhor Curta-Metragem Educativo e Melhor Curta-Metragem (prêmio do público).

Organizado pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), com apoio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC), Educação (SME) e Coordenação das Subprefeituras (SMSP), o ENTRETODOS integra, neste ano, o 1º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, organizado pela SMDHC.

Realizado desde 2007, o ENTRETODOS tem como objetivo fomentar a cultura de direitos humanos na Cidade e estimular a produção audiovisual sobre o assunto, incentivando a população em geral – estudantes, professores, artistas amadores e profissionais – a utilizar a linguagem cinematográfica para se expressar sobre o tema.

Puderam ser inscritos documentários, curtas de ficção, trabalhos experimentais e animações, com duração de até 25 minutos, captados em qualquer formato, amadores ou profissionais, incluindo vídeos feitos com câmeras de celulares e câmeras digitais. Neste ano, pela primeira vez, o Festival também recebeu curtas internacionais (desde que legendados em português).

Os trabalhos inscritos passaram pela avaliação do Júri Oficial, composto por profissionais dos meios cinematográfico, cultural e de educação, com militância na área de direitos humanos:

- Paulo César Teles, chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp
- Marciel Consani, professor e pesquisador da USP no curso de Licenciatura em Educomunicação
- Marcelo Machado, cineasta
- Michael Warmhan, diretor e roteirista
- Rafael Carvalho, diretor de programação do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura
- Tata Amaral, cineasta
- Francisco César Filho, cineasta e curador do Cine Direitos Humanos, da SMDHC
- Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Vale lembrar que os curtas também podem ser votados pelos espectadores. E vários locais de exibição ainda abrigarão debates sobre os trabalhos apresentados, com a participação de críticos, pesquisadores e especialistas das áreas de direitos humanos e de cultura.

Oficinas

Para sensibilizar e preparar os profissionais de ensino das unidades escolares que servirão como pontos de exibição do Festival, a SMDHC organizou, em parceria com a SME, a SMC e a SMSP, três Oficinas de Educação em Direitos Humanos, que ainda buscaram incentivar os educadores a trabalhar com os temas de direitos humanos por meio de materiais audiovisuais (saiba mais).

A programação completa do 6º ENTRETODOS, com os locais e os horários de exibição, está disponível no site www.entretodos.com.br. No dia 13, acontece a cerimônia de premiação do Festival, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

 

6º Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS
www.entretodos.com.br

Premiação do 6º Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS
Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes
Dia 13/12
Das 16h às 19h30
Entrada livre e gratuita

Veja a programação completa do Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas