Publicações / Conteúdos

Ao longo dos anos, o DPH publicou diversos conteúdos e informativos que estão disponíveis nesta página:

Ladeira da Memória
Textos produzidos pelo corpo técnico do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) com o objetivo de divulgar o patrimônio cultural paulistano ao público em geral. Clique aqui para acessar os textos

Guia de Bens Culturais
Com o objetivo de narrar o processo de formação de São Paulo, o DPH e a Secretaria Municipal de Cultura produziram em 2012 o Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo. A publicação apresenta textos, mapas e imagens sobre cerca de 200 bens culturais organizados em 26 áreas. Além do valor histórico e cultural, os bens foram escolhidos por representarem diferentes períodos e processos que moldaram a cidade.
Agora o guia está disponível online. Clique aqui para acessar a publicação

Vila Economizadora - Cartilha de Orientação aos moradores para reforma, restauro e conservação
Este trabalho foi fruto de um esforço conjunto entre técnicos da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – UPPH/CONDEPHAAT e do Departamento de Patrimônio Histórico – DPH/CONPRESP, com o objetivo de fornecer diretrizes para a realização de intervenções em imóveis localizados na área deste importante bem tombado. Clique aqui para acessar a cartilha

Patrimônio nas subprefeituras
A série de textos produzidos em 2008, e atualizados até 2014, formam um conjunto de informações sobre o patrimônio em cada uma das subprefeituras, contextualizando-o num panorama territorial, histórico, urbanístico e arquitetônico.
Clique aqui para acessar o conteúdo

Cadernos do IGEPAC -SP 1 e 2.
O Inventário Geral do Patrimônio Ambiental, Cultural e Urbano de São Paulo - IGEPAC-SP teve a sua metodologia estabelecida entre 1982 e 1983 e, na seqüência, os inventários começaram a ser feitos, obedecendo a uma base geográfica, tendo como unidades os bairros e pretendendo caracterizar-se como um trabalho sistemático, de modo a cobrir a cidade partindo do centro e encaminhando-se para as periferias.
O objetivo do IGEPAC-SP é o reconhecimento do que constitui o repertório básico do patrimônio cultural e ambiental de cada bairro (configurações urbanas, espaços públicos, agenciamentos particulares, edifícios, vegetação expressiva), a documentação desse patrimônio, a elaboração de propostas de preservação e a disponibilização das informações coletadas através de sua sistematização.
               Aspectos metodológicos. 1987. 67 p. (Cadernos do IGEPAC-SP, 1). Clique aqui
               Liberdade. São Paulo. 1987. 127 p. (Cadernos do IGEPAC-SP, 2). Clique aqui

Roteiro Patrimonial: Ipiranga
O Departamento do Patrimônio Histórico elaborou um roteiro turístico especial para a comemoração do Dia da Independência. 
Clique aqui para acessar o conteúdo

 

Outras publicações com a participação do DPH

Clique sobre a imagem para abrir o arquivo em pdf

REVISTA DO ARQUIVO MUNICIPAL n. 204

REVISTA DO ARQUIVO MUNICIPAL n. 207