Departamento do Patrimônio Histórico integra consulta de bens tombados à plataforma Geosampa

Confira a camada "patrimônio cultural" no Geosampa

Desde agosto de 2019 o Portal Geosampa, mapa digital da cidade com informações oficiais da Prefeitura Municipal de São Paulo, tem um grupo de camadas exclusivamente dedicadas ao patrimônio cultural que tem atualização permanente pelo DPH.

Dentro do grupo "Patrimônio Cultural" é possível consultar os Bens Protegidos no município, que inclui as camadas: Bem Tombado e/ou em Processo de Tombamento; Acervo Tombado; Bem Registrado; Selo de Valor Cultural; Inventário Memória Paulistana; Lugar de Interesse Paisagístico Ambiental; Bairro Ambiental; Área Envoltória (Conpresp/Condephaat/IPHAN); Monumento.

Outra novidade é a camada que traz informações sobre Bens Arqueológicos, que foi construída a partir do cruzamento de diferentes fontes de informação, como proximidade com antigos cursos d'água e modificações no solo, e que contempla Sítios, Ocorrências e Bens de Interesse Arqueológico.

Com as novas camadas, estudantes, pesquisadores e a população em geral podem conhecer a história da cidade. Também são disponibilizadas informações assim como proprietários e agentes imobiliários podem consultar os dados disponibilizados previamente à aprovação de suas construções ou reformas.

Para acessar as informações, basta abrir o mapa de São Paulo no site e selecionar a camada “Patrimônio Cultural”.  

Clicando nas informações da camada (botão "i" do menu à esquerda), é possível conferir mais informações sobre os bens, como o link que leva à resolução de tombamento de um imóvel, além de emitir certidões de incidência de legislação sobre imóveis.

 Acesse o Portal [aqui].