TIMOL: Teatro Monteiro Lobato

Em 1965 nascia o Teatro Infantil Monteiro Lobato - TIMOL. Nesse ano foram montados três espetáculos. No início as apresentações eram no Teatro Leopoldo Fróes, na praça da Biblioteca. Nascido da ocupação de espaços públicos, contando com o apoio de alguns funcionários dedicados e abnegados, nasceu o Grupo.
Fruto de uma iniciativa coletiva, o TIMOL sempre teve como característica a participação de seus integrantes em todas as etapas do processo, desde a escolha e o estudo do texto até a confecção de figurinos, cenários, iluminação e sonoplastia - formando a consciência de que a Arte de representar é muito mais do que subir no palco e encenar - com o apoio de inúmeros amadores, no sentido mais amplo da palavra, e de alguns que eram já profissionais, ou que no futuro seriam.
Depois da demolição do teatro da praça, um depósito foi aos poucos sendo transformado no auditório que está aí até hoje. Primeiro com iluminação improvisada com latas de leite em pó, depois refletores; primeiro com cadeiras da Biblioteca, depois poltronas; palco, paredes, figurinos trazidos de casa e depois desenhados e confeccionados especialmente para as montagens; trilhas, som, música ao vivo e até os próprios textos ... Todas as etapas de uma boa produção eram feitas no TIMOL. - Luiz Felipe Azeredo Santos
Em junho de 2015, o TIMOL completou 50 anos da primeira montagem, 50 anos dedicados ao Teatro Infantil, feito por crianças e jovens, para crianças e jovens. Uma história rica, cheia de altos e baixos, com alguns hiatos em sua cronologia, mas que ajudou a formar gerações de atores e outros profissionais de Teatro que estão aí até hoje.

TIMOL: Teatro Monteiro Lobato 50 anos

TIMOL: Teatro Monteiro Lobato 50 anos (arquivo em pdf)
Publicação que conta os 50 anos da história do TIMOL - Teatro Infantil Monteiro Lobato, com depoimentos dos primeiros integrantes do grupo, como Iacov Hillel, Marisa Martinez Solano, Rodolfo Cavalcanti, Wilma Legris, Yara Camil, Marcos Caruso, Analaura de Souza Pinto, entre outros. 2015. 

logo SMB

Monteiro Lobato