Barra de Impressão

Biblioteca Monteiro Lobato


Secretarias / Cultura / bibliotecas / monteiro_lobato


BAIRRO DE VILA BUARQUE

bairro

A Santa casa de Misericórdia - mais antiga instituição assistencial e hospitalar do estado de São Paulo - foi inaugurada na Vila Buarque no ano de 1884, em um terreno comprado pelo 2º Barão de Piracicaba e por Rego Freitas, entretanto, sua total construção levou muitos anos para ser finalizada.

A chácara onde hoje se localiza o bairro também pertencia a Rego Freitas e depois de sua morte, em 1893, foi vendida por seus herdeiros para a empresa de obras Brasil, cujos sócios eram o Senador Rodolfo Miranda e o engenheiro Manuel Buarque de Macedo, quando então foi arruada sob o nome de Vila Buarque.

Até a década de 1940, a região possuía espaçosas casas, que depois deram lugar a edifícios de classe média. A partir de 1960 a vila cresceu, sobretudo na região do Largo do Arouche, ganhando também diversas boates.

Cortada pelo Minhocão, a Vila Buarque sofreu com a degradação do centro de São Paulo na década de 1970, porém, hoje passa por processo de recuperação, ganhando ares culturais e boêmios. Abriga importantes instituições como o SESC Consolação, o SENAC, a Escola e o Teatro Aliança Francesa, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Instituto de Arte Contemporânea, dentre outras.


logo SMB

Monteiro Lobato