ACERVO

Acervo geral
A biblioteca conta com um acervo de 68 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, multimídia, etc.

Todo o acervo de livros pode ser encontrado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. Informe-se sobre outros títulos existentes, pessoalmente ou por telefone.

A maior parte das obras pode ser emprestada ao usuário matriculado na biblioteca; veja aqui como se inscrever.


Gibiteca
Espaço dedicado às Histórias em Quadrinhos, reúne aproximadamente 7 mil exemplares de álbuns, gibis, mangás e RPG.


Literatura Infantil e Juvenil - coleção de obras especializadas
Atende pesquisadores, especialistas, estudantes e outros interessados na história das bibliotecas infanto-juvenis (necessário agendar previamente).

  • A Seção de Bibliografia e Documentação da Biblioteca Monteiro Lobato conta com um dos mais importantes acervos do país em literatura infantil e juvenil. É responsável pela publicação da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil desde 1941.
  • Coleção de obras raras: em literatura infantil nacional e estrangeira e acervo referente à vida e obra de Monteiro Lobato; com cerca de 4500 mil itens e é basicamente formado por doações da família do escritor: livros, fotografias, mobiliário, objetos pessoais e correspondências.


Livros Escolares
Acervo Histórico de Livros Escolares - AHLE. A partir do material encontrado em bibliotecas infantis, foram selecionadas cartilhas, manuais de ensino e obras didáticas publicadas desde 1895. Conjunto de livros que contempla disciplinas escolares dos cursos elementar e secundário.


Memória Documental
O arquivo histórico-documental da biblioteca reúne a história do departamento das bibliotecas infanto-juvenis com documentos e fotos do Timol, Tibbim, Turistinhas Municipais, Academia Juvenil de Letras e o Jornal A Voz da Infância.


Gestão e dados estatísticos
Para mais informações de gestão e de dados estatísticos desta biblioteca e outras unidades da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, e em conformidade com a Lei de Acesso à Informação 12.527 de 18/11/2011, acesse Biblioteca em Números.


logo SMB

Monteiro Lobato