HISTÓRICO DA BIBLIOTECA INFANTOJUVENIL MONTEIRO LOBATO

Biblioteca Infantil Municipal foi criada em 14 de abril de 1936 como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura elaborado por um grupo de intelectuais liderado por Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura.

É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil e precursora de outras similares, tanto no município como no interior do estado de São Paulo, graças à educadora  e bibliotecária Lenyra Camargo Fraccaroli, que, além de dirigir a biblioteca até 1960, também incentivou e supervisionou a construção de bibliotecas infantis em vários bairros da capital.

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
A fotografia mostra a lateral direita do prédio da Biblioteca Municipal Infantil "Monteiro Lobato", vendo-se ainda parte do jardim.
Fotógrafo: Desconhecido. Data: 1946
Acervos Artísticos e Culturais da Prefeitura de São Paulo

A voz da Infancia

 A biblioteca começou em uma casa na Rua Major Sertório, onde se iniciaram atividades para atrair as crianças em torno do livro e da leitura, tais como: coleções de selos e moedas antigas, sala de jogos, sala de revistas, A Voz da Infância (jornal feito pelas crianças de 1936 a 1948), hora do conto e sessões de cinema sonoro. O escritor Monteiro Lobato tinha como parte de sua rotina ir à  para contar histórias para as crianças.

O espaço ficou pequeno pela alta freqüência de crianças e, em 1945, a biblioteca mudou-se para a antiga casa do senador Rodolfo Miranda, na Rua General Jardim, onde hoje existe a praça da biblioteca.

 

Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato

Nesse novo espaço as atividades foram ampliadas e em 1947 foi criada uma sala destinada às crianças cegas, a seção braile, que atualmente funciona no Centro Cultural São Paulo, e também foram iniciados os Congressos de Literatura Infantil e Juvenil. No mesmo terreno foi construído o atual edifício, projetado pelo arquiteto Hentz Gorham, da Divisão de Arquitetura do Município de São Paulo e a construção ficou a cargo do Escritório de Engenharia Joaquim Procópio de Araújo.  O prédio atual da biblioteca, na Rua General Jardim, 485, foi inaugurado em 24 de dezembro de 1950.

Monteiro Lobato era um dos autores preferidos dos frequentadores da biblioteca, e cada visita sua era uma festa. Foi homenageado em vida várias vezes, como quando recebeu o convite para ser patrono do Grêmio Juvenil de Cultura da Biblioteca, em 1943. Em 1955, a biblioteca passou a denominar-se Monteiro Lobato em sua homenagem, sendo ele um escritor que tanto encanta crianças, jovens e adultos.

TIMOL – Teatro Infantil Monteiro Lobato

Nesse prédio moderno, o acervo de livros foi aumentando e novas atividades foram criadas: sala de artes, discoteca, seção de livros raros, teatro de Bonecos, o acervo Monteiro Lobato, a Academia Juvenil de Letras, programação de peças de teatro, sala de vídeo, banco de textos teatrais, visitas monitoradas com escolas e tantas outras.  Em 1965 surgiu o TIMOL – Teatro Infantil Monteiro Lobato, a partir do desejo das crianças e jovens que freqüentavam a Biblioteca de fazerem teatro. Sob a liderança de Iacov Hillel, criança fundadora do Grupo, os pequeninos ocuparam uma sala da Biblioteca e ali iniciaram suas atividades; este espaço, que por muitos anos foi conhecido como a Sala do TIMOL, é hoje o Auditório Lúcia Lambertini. Ao longo dos primeiros dezoito anos de existência o Grupo foi orientado sempre por um dos seus integrantes, o que fez com que suas características essenciais fossem mantidas. 

Em janeiro de 2008, pelo Decreto nº 49.172 passou a denominar-se Biblioteca Pública Infanto-Juvenil Monteiro Lobato e em dezembro de 2016, pelo Decreto nº 57.528, Biblioteca Pública Municipal Infanto-Juvenil Monteiro Lobato .

Datas e Legislação referentes à biblioteca:
Criação: Decreto nº 861/35 de 30 de maio de 1935
Inauguração: 14 de março de 1936
Denominação: Lei nº 4.793 de 15 de setembro de 1955 (pdf)
Alteração de denominação: Decreto no 49.172, de janeiro de 2008 (pdf) e Decreto no 57.528, de 12 de dezembro de 2016  (pdf)

Transferência para subprefeitura: Decreto nº 42.772 de 3 de janeiro de 2003 (pdf)
Criação de SMB: Decreto nº 46.434 de 6 de outubro de 2005 (pdf)
Transferência para SMC: Decreto nº 48.166 de 2 de março de 2007 (pdf)

logo SMB

Monteiro Lobato