Ata da 22ª Reunião - Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I.

Aos dez dias do mês de dezembro do ano de dois mil e treze, às 09 horas, reuniu-se o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FECOMERCIO – SP, nesta capital.
A reunião foi presidida pelo Sr. Miklos Pal Hromada, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, a qual contou com a presença dos Conselheiros e/ou Suplentes:
Ros Mari Zenha – Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia de São Paulo – SINTPq, Carlos Eduardo - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo - FAPESP, Paulo Roberto Hummel – Fundação Getúlio Vargas, Dirce Carregã Balzan, Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, Allen Habert, Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Antonio Mauro Saraiva, Universidade de São Paulo, Carlos Alberto M. de Lima, Secretaria Municipal de Educação.
Participantes convidados:
Miklos Hromada, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Adolfo M. Melito – Fecomercio, Rodrigo Loures, Conselho Superior de Inovação e Competitividade - CONIC/FIESP, Robert William V. Salvador, FIESP, Mauricio Benedetti, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Nelson D. Fragoso, João Del Nero – Figueiredo Ferraz, Wilson Nobre, Fundação Getúlio Vargas.
Foram discutidos os seguintes itens na pauta:
Pauta:
1) Apresentação do Sr. Rodrigo Costa da Rocha Loures - Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp (CONIC);
2) Plano de Trabalho para 2014;
3) Início do planejamento do Seminário São Paulo: Cidade da Inovação - 2014;
4) Apresentação dos resultados do Seminário São Paulo: Cidade da Inovação – 2013;
5) Assuntos Gerais.
A reunião foi iniciada pelo Sr. Miklos, que agradeceu a presença de todos. Em seguida introduziu o Sr. Adolfo Melito, cumprimentou e enfatizou da satisfação em receber a todos na Fecomercio. Após a abertura o Sr. Rodrigo Loures, Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp (CONIC) iniciou sua apresentação.
1)Apresentação do Sr. Rodrigo Loures
A apresentação teve como tema principal os desafios da Cidade de São Paulo em relação ao empreendedorismo e a inovação. Apresentou um estudo que está sendo realizado pelos professores da PUC – Curitiba e da Universidade de Berkeley, comparando algumas regiões do Brasil – Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte, que servirá como base para apresentar ao Governo Federal propostas de políticas públicas voltadas à promoção do empreendedorismo e inovação com recorte regional. Ressaltou que a Cidade de São Paulo é historicamente o Centro mais dinâmico do Brasil, mas está muito atrasada em relação ao tema abordado, e considerou que é preciso estimular o desenvolvimento de processos, definir estratégias competitivas, traçar e implementar políticas públicas, de modo que resultem na inserção de São Paulo no mercado mundial. Enfatizou que inovação e empreendedorismo são temas carentes de articulação regional, sendo necessário promover estratégias e políticas de inserção de regiões do Brasil para que elas se tornem polos competitivos. Solicitou que todos pensassem a respeito de como a cidade está posicionada no contexto mundial, e de que maneira o setor público pode colaborar com o processo.
Ao término da apresentação abriu-se para discussão o tema abordado.
O Sr. Allen concordou com a abordagem das questões apresentadas, e manifestou sua preocupação de que as grandes cidades caminham para uma situação complicada no mundo, apontando que o principal problema é gerado pelas desigualdades, e o desafio é melhorar os serviços públicos para os próximos 10 anos. Sugeriu para o ano de 2014 a participação do Conselho Participativo Municipal no CMCT&I.
O Sr. Adolfo mencionou a realização da 2ª ExpoCietec na Fecomercio, referido evento retratou uma decadência no número de incubadoras, uma redução de 45 no Estado de São Paulo nos últimos anos. Citou, também, o evento com a participação de Juliano Seabra – Presidente da Endeavor, onde as Micro e Pequenas Empresas não tem nível de competitividade, e nem inovação.
O Sr. João Del Nero citou que São Paulo abriga as melhores universidades e centros de pesquisas, em sua concepção a população, empresariado e livre iniciativa, deveriam ter uma aproximação junto a essas instituições.
O Sr. Mauricio aludiu que a Universidade Mackenzie aderiu a Rede Inova São Paulo, que é um canal de interlocução para o entendimento da propriedade intelectual, padronização de procedimentos e formatação de políticas para a comercialização de tecnologias geradas por universidades e institutos de pesquisa. Permitirá que a Instituição de Ensino participe de Editais, fortalecendo o mecanismo de captação de recursos para o fomento ao Empreendedorismo. O Sr. Nelson mencionou as dificuldades encontradas pela Universidade Mackenzie em manter sua incubadora em funcionamento, pois os recursos são próprios.
A Sra. Ros Mari abordou as dificuldades da inserção do Sistema de Tecnologia do Estado de São Paulo dentro da Cidade de São Paulo, além de pontuar um dos problemas enfrentados pelos Institutos de Pesquisas na retenção dos jovens talentos. Comentou sobre o retorno do Conselho Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CONCIT, e do Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo – CONSIP, ferramenta para fortalecer e estimular a inovação no Estado. Solicitou esforços para a aprovação da Lei da Inovação Municipal, e recomendou que a SDTE participe da discussão do Plano Diretor Estratégico, por estar ligado também às questões econômicas da Cidade.
O Sr. Carlos Eduardo considerou que as dificuldades na Indústria, Iniciativa Privada e Universidade vêm ocorrendo há décadas no Brasil, sobretudo em São Paulo. Demonstrou preocupação em relação à falta de interesse e desconhecimento, principalmente, por parte do pequeno empresário em procurar a FAPESP para aporte financeiro. Na ocasião propôs que o evento do próximo ano, tenha caráter mais regional, com maior frequência e com um público alvo voltado para pequenos empresários. Salientou que as Universidades não estão formando os profissionais ideais para a iniciativa privada, e por outro lado os empresários não estão preocupados com a formação profissional, principalmente em pós doutores, devido aos custos que se elevam de acordo com a graduação.
O Sr. Carlos Lima sugeriu uma reflexão de todos sobre a Educação nas Escolas Públicas, e considerou que os problemas sociais são muito fortes, por um lado o jovem da periferia não está preocupado com a escola, e por outro os educadores não tem uma formação inovadora, isso dificulta em estimular os jovens ao empreendedorismo e inovação, propõe a realização de um Fórum na Rede Pública de Educação visando discutir inovação, e um dos temas a ser tratado, é o recurso de mobilidade para uso do celular dos professores e alunos, em sala de aula.
O Sr. Robert considerou que o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação vem desempenhando muito bem o seu papel, e pode tornar-se o motor de sinergia, entre a Universidade, Empresa e outras entidades do setor público e privado. Em seu entendimento tem que existir na Cidade e no Estado de São Paulo um eixo do conhecimento, de modo a atrair empresas a nível mundial de investimento, e citou como exemplo a Fundación Metrópoli – Madrid. O eixo do conhecimento define as necessidades constituindo um empreendedorismo em massa, propiciando a criação das Smarts Citys que faz com a cidade tenha um ambiente favorável para inovação.
O Sr. Wilson conceituou o que são empresas de micro e pequeno porte e startups, e diferenciou que os micros e pequenos empresários estão tentando construir seu próprio salário e seu benefício social, enquanto as startups, os empresários estão criando empresas que irão crescer rapidamente, crescem em média 20% ao ano em 3 anos. Considerou que nas empresas de grande crescimento são focadas no indivíduo e não na organização, e está ocorrendo uma mudança de paradigma, onde os jovens querem ser os protagonistas nas organizações. Quando a empresa é focada no indivíduo porém o setor privado e público ainda não se adequaram a essa realidade, e a estrutura ainda é de comando e controle. Portanto, é preciso adotar
2) Plano de Trabalho para 2014;
O Sr. Miklos comentou que a discussão foi ampla, com muitas contribuições, e uma quantidade enorme de temas abordados, e sugeriu a criação de grupos de trabalho específico, objetivando estabelecer diretrizes com propostas de políticas públicas direcionadas ao Prefeito, solicitou que as sugestões sejam enviadas até o dia 30 de janeiro.
3) Início do planejamento do Seminário São Paulo: Cidade da Inovação - 2014;
Será organizado um grupo de trabalho, para reunir-se em meados de janeiro, visando ampliar o escopo e o aporte do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Sra. Ros Mari recomendou que o Grupo de Trabalho para o evento de 2014, inicie os trabalhos, avaliando o evento de 2013, considerando o previsto x realizado.
4) Apresentação dos resultados do Seminário São Paulo: Cidade da Inovação – 2013;
O Sr. Miklos agradeceu a todos pelo resultado positivo na realização do Seminário, e sugeriu que para o próximo ano o público alvo seja constituído por mais jovens e mulheres, e apresentou os resultados do evento de 2013.
Quantidade de e-mails enviados – 383.016.
Total de público presente – 522
Total de Inscritos – 1286
Transmissão on-line número de acessos – 535 / número de acessos que ficaram no mínimo uma hora conectados – 50
5) Assuntos Gerais.
O Sr. Miklos apresentou o calendário para as reuniões de 2014, o Sr. Rodrigo sugeriu que as reuniões sejam mensais, portanto o calendário será reformulado caso seja aprovado pelos Conselheiros, conforme previsto no Regimento Interno do CMCT&I – Capítulo 5, artigo 12.
Para a próxima reunião que realizar-se-á no dia 11/02, será convidado o Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, caso ocorra indisponibilidade na agenda, foi sugerido convite ao Diretor Presidente da Embrapii, Sr. João Fernando Gomes de Oliveira, e ao Presidente da Associação Latino Americana de Micro, Pequenas e Média Empresas. A Sra. Ros Mari sugeriu o convite ao Sr. Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e comunicou a criação do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação na Cidade de Campinas.
O Sr. Miklos comentou seu trabalho desenvolvido frente à Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, apresentou a criação dos cinco Núcleos de Desenvolvimento Local – Itaim Paulista, São Mateus, Itaquera, Capela do Socorro e Pirituba e a implementação das 30 Agências de Desenvolvimento, nas subprefeituras, que tem a finalidade de fomentar o empreendorismo local, com a parceria do Sebrae e da Caixa Econômica Federal.
O Sr. Rodrigo Loures disponibilizou para a próxima reunião do CMCT&I que será realizada no dia 11 de fevereiro, às 09:00 horas, as dependências da FIESP.
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, cuja ata foi lavrada por mim, Tatiana Martins Coelho, estando às presenças registradas em lista específica. São Paulo, 10 de dezembro de 2013.