Meningites

Informações para o cidadão e profissionais de saúde

 

A meningite é uma doença infecciosa decorrente da inflamação das meninges que revestem o Sistema Nervoso Central (SNC). Pode ser provocada por diferentes agentes etiológicos como vírus, bactérias, fungos, protozoários e por agentes não infecciosos como leucemia, traumatismo craniano, entre outros.
A transmissão é por contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. Nas meningites virais, a transmissão também pode ocorrer por meio de água e alimentos contaminados ou condições precárias de higiene.
Na presença de sintomas sugestivos de meningite, procure imediatamente um serviço de saúde, para que sejam feitos o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz.
 

    

    


1. O QUE É MENINGITE ?
Meningite é uma inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

2. QUAIS SÃO OS TIPOS DE MENINGITES?
As meningites podem ser causadas por lesão física, neoplasias, doença auto-imune, medicamentos, e por infecções por vários microrganismos, como fungos, parasitas e mais frequentemente, vírus e bactérias.

3. O QUE É MENINGITE VIRAL?
É uma doença causada por vários tipos de vírus como, por exemplo, os enterovírus. É a meningite que ocorre mais frequentemente, e em geral evolui bem.
Pode ser transmitida pelo contato com a saliva e a secreção respiratória ou por meio da água e alimentos contaminados.

4. O QUE É MENINGITE BACTERIANA?
É uma doença grave, que pode ser causada por várias bactérias, dentre elas, o meningococo (Neisseria meningitidis), o pneumococo (Streptococcus pneumoniae), o Haemophilus influenzae, e outras.
As meningites causadas pelo meningococo são denominadas “Doença Meningocócica (DM)”.
Quando a bactéria é o meningococo, a presença de manchas vermelhas na pele que não desaparecem quando se faz pressão sobre elas, define o quadro de meningococcemia, que é a infecção generalizada.

5. A MENINGITE MENINGOCÓCICA E AS OUTRAS BACTERIANAS SÃO CONTAGIOSAS?
As bactérias são transmitidas pela tosse ou espirro do paciente, por meio de secreções eliminadas pelo trato respiratório (nariz e boca). Para que essa transmissão ocorra, há necessidade de contato direto, íntimo e frequente com a pessoa doente (troca de secreção).

É importante lembrar que o meningococo não sobrevive no meio ambiente, fora do corpo humano.
Nem todas as pessoas que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com a produção de anticorpos e desenvolve resistência à doença. Algumas pessoas podem se tornar portadoras do meningococo no nariz ou na garganta e não ter a doença, mas podem transmitir a bactéria para outras pessoas com as quais convivem.

6. QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS?
No início do quadro clínico a meningite pode não ser de diagnóstico fácil. Os sintomas de meningite variam conforme a idade do doente.

Sintomas e sinais mais frequentes no bebê

 

  • Febre, mãos e pés frios (dificuldade de circulação)
  • Baixa atividade (criança“largadinha”) ou irritabilidade, choro intenso e inquietação
  • Rigidez de nuca (dificuldade para flexionar a cabeça)
  • Recusa alimentar - não aceita nada do que é oferecido
  • Gemência e sonolência, com dificuldade para despertar
  • Manchas vermelhas na pele
  • Convulsões
  • Fontanela abaulada (moleira abaulada)
  • Vômito, diarréia

Sintomas na criança maior, no adolescente e no adulto

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Vômitos, muitas vezes em jato
  • Rigidez de nuca (dificuldade para flexionar a cabeça)
  • Sonolência
  • Convulsões
  • Dor nas articulações
  • Aversão à luz

7. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

A suspeita é pela história clínica e pelos sintomas. Deve ser realizado exame físico e exames laboratoriais específicos de sangue e Líquor (Líquido cefalorraquidiano) para identificação do agente etiológico.

8. COMO É FEITO O TRATAMENTO?

É feito de acordo com o agente identificado e o quadro clínico do caso.

Para as meningites causadas por bactérias, devem ser administrados antibióticos. Após 24 horas do início do antibiótico, o paciente não transmite mais a bactéria.

Para as meningites virais inclui repouso, cuidados gerais, uso de antitérmicos, antieméticos e antivirais em casos especiais.

9. EXISTEM VACINAS DISPONÍVEIS PARA AS MENINGITES BACTERIANAS?

1 – Vacina meningocócica ACWY – são vacinas polissacarídicas contra os meningococos dos sorogrupos A,C,Y e W-135. O Ministerio da Saúde disponibiliza esta vacina em todos os postos de saúde, para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única.

2 – Vacina meningocócica C – é uma vacina conjugada contra o meningococo do sorogrupo C. Está disponível na rede pública de saúde em 3 doses, uma aos 3 meses, outra aos 5 meses e uma dose de reforço aos 12 meses.

A vacina contra o meningococo B não está disponível na rede pública de saúde.

Vacina contra o hemófilo Tipo B – a vacina é efetiva contra a bactéria hemófilo tipo B, que pode provocar meningite. Está disponível nos postos de saúde, na vacinação de rotina das crianças menores de 2 anos, aplicada em conjunto com as vacinas contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B (vacina pentavalente).


Vacina contra o pneumococo –
o pneumococo é uma bactéria que também pode provocar meningite. A vacina pneumocócica 10 -valente está disponível nos postos de saúde em 3 doses, uma aos 2 meses, outra aos 4 meses e uma dose de reforço aos 12 meses. As vacinas pneumocócicas 13-valente e 23-valente são disponibilizadas, em situações especiais, nos Centros de Referência para imunobiológicos especiais. A vacina pneumocócica 23-valente pode estar disponível, para pessoas acima de 60 anos, durante as campanhas nacionais de vacinação.

10. QUAIS AS AÇÕES DAS EQUIPES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA QUANDO SÃO IDENTIFICADOS CASOS DA DOENÇA? COMO É FEITO O BLOQUEIO?
As ações de Vigilância Epidemiológica incluem: notificação dos casos suspeitos, investigação dos casos, orientações educativas e ações específicas, de acordo com o tipo de meningite.
Conforme as normas vigentes no Manual de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (MS), apenas nos casos de Doença Meningocócica (DM) e em situações particulares de meningite por Haemophilus, é que se indica a realização de quimioprofilaxia (tomada de medicamento específico) para os comunicantes íntimos, principalmente pessoas que residem com o doente ou que trocam secreções com o mesmo (exemplo: beijo na boca).
Portanto, imediatamente após a notificação (comunicação para a vigilância epidemiológica) pelo serviço de saúde que atendeu o caso suspeito de Doença Meningocócica (DM), os familiares do doente receberão a visita da equipe de saúde, que avaliará as situações de risco e realizará a quimioprofilaxia (com antibiótico específico) para os comunicantes íntimos, com 2 objetivos principais: eliminar a bactéria da orofaringe dos portadores e tentar evitar novos casos. Esta avaliação será também realizada em outros locais frequentados pelo doente, como escola e local de trabalho, para definir se há ou não, a necessidade de uso do medicamento profilático.
Atenção: o meningococo não sobrevive no ar ou nos objetos, portanto,
não se deve fechar escolas ou creches quando ocorrer um caso de meningite entre os alunos. É importante manter os ambientes ventilados. 

 




1º Passo - Preencher a Ficha de Notificação - SINAN - pdf preenchível

2º Passo - Utilizar a ferramenta do Território UVIS para localizar a Unidade de Vigilância em Saúde do local de atendimento do paciente.

3º Passo - Enviar a Ficha preenchida para o e-mail da UVIS correspondente ao endereço do estabelecimento responsável pela notificação. No assunto do e-mail colocar: NOTIFICAÇÃO MENINGITE.

 Dicionário de Dados do SINAN

 

 Nos finais de semana a notificação deverá ser enviada para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS – notifica@prefeitura.sp.gov.br), com cópia para a UVIS de referência.

No horário noturno, a cobertura é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde pelo CVE- Centro de Vigilância Epidemiológica. A partir de 19h ligue para 08000-555466.


 


 

Entrevista sobre meningites

https://www.youtube.com/watch?v=Uhn7WHI59KQ&t=22s


- Bloqueio Vila Medeiros (agosto de 2023)

- Bloqueio Vila Formosa e Aricanduva (setembro de 2022)