Bloqueio Vacinal contra a Meningite na Vila Medeiros

Saiba mais

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) identificou 03 casos de meningite meningocócica do tipo C na região do Distrito Administrativo Vila Medeiros no ano de 2023, num período de 90 dias, um indicador epidemiológico de alerta para aumento de casos na região.

Diante deste cenário serão desencadeadas ações de prevenção e controle, como a intensificação vacinal por bloqueio e a atualização  de vacinas em um público estimado de 37.590 pessoas, dentro do território delimitado pela COVISA e que estão na área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Julieta, Vila Sabrina, Jardim Brasil e Pq. Edu Chaves.


QUEM DEVE SER VACINADO?


As equipes vacinadoras percorrerão o território fazendo vacinação casa a casa, pontos estratégicos do bairro e também nas UBSs citadas. A vacinação é indicada para pessoas de três meses a 80 anos de idade. Conforme o quadro abaixo:

ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO - BLOQUEIO

Menores de 2 anos

*Seletiva com vacina Meningo C

De 02 a 10 anos de idade

*Seletiva com vacina Meningo C

De 11 a 14 anos de idade

*Seletiva com vacina Meningo ACWY

De 15 a 80 anos de idade

**Indiscriminada com Meningo C

*Seletiva: de acordo com a condição vacinal do indivíduo conforme calendário básico de vacinação; **Indiscriminada: para todas os individuos na área delimitada (Exceto nos casos de haver vacinação prévia para meningite após os 15 anos de idade).

Estas pessoas devem ser moradores, estudantes e/ou trabalhadoras dentro do perímetro delimitado no mapa abaixo:  

 Observação: Caso não localize seu endereço no mapa consulte a listagem abaixo.

Acesse aqui a listagem dos endereços contemplados pela ação:

Orientações:

Os munícipes dessa área deverão procurar uma das unidades de saúde: UBS Jardim Julieta, UBS Vila Sabrina, UBS Jardim Brasil e UBS Pq. Edu Chaves.

O usuário deve apresentar comprovante de endereço ou de trabalho, como crachá, holerite, carteira atualizada ou declaração com nome da empresa, endereço e carimbo. Para crianças e adolescentes é importante apresentação da carteira de vacinação para verificação da condição vacinal atual.

Um profissional da saúde avaliará a situação vacinal de todas as pessoas dessa área delimitada, na faixa etária de 3 meses a 80 anos, e se necessário, será realizada a vacina contra a meningite. 

 


SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA


A meningite é uma infecção bacteriana aguda que causa inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). A transmissão ocorre de uma pessoa para outra através de secreções respiratórias (salivas, espirro, tosse).

Os sintomas e sinais mais frequentes são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Vômitos;
  • Rigidez de nuca;
  • Dor nas articulações;
  • Aversão à luz;
  • Manchas vermelhas na pele que não desaparecem quando se faz pressão sobre elas.

Clique na imagem abaixo para saber mais informações sobre a doença:


 DOCUMENTOS TÉCNICOS


 

- 09/08/2023: Alerta para aumento de casos de meningite na zona norte 

 


SAIBA MAIS