Share

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

Informações para o Cidadão e Profissionais de Saúde

IST

É a sigla pra Infecções Sexualmente Transmissíveis. Esta é a nova terminologia para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção mesmo sem sinais e sintomas da doença.

As IST podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha, masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. Também pode ocorrer a transmissão da mãe infectada para a criança durante a gestação e o parto e algumas, por meio da amamentação.

Quais são?

 Obs: para visualizar maiores informações de cada IST, clique nos links acima. Será direcionado para o site do Ministério da Saúde.

Sintomas
Geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolha ou verrugas porém, algumas IST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher.

Como prevenir
A maneira mais eficaz de reduzir o risco de transmissão de uma IST é usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal).

Tratamento
O tratamento das pessoas com IST melhora sua qualidade de vida, evita complicações e interrompe a cadeia de transmissão. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos Serviços de Saúde do SUS.

Procure a unidade básica de saúde mais próxima de você!

Clique na figura para consultar!

 

ATENÇÃO! Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.