Serviços promovem inclusão e autonomia de pessoas com deficiência em Ermelino Matarazzo

A 18ª edição da Prefeitura no Bairro chega em Ermelino Matarazzo e secretária Marianne Pinotti visita serviços municipais de atendimento a pessoas com deficiência

Na manhã de segunda-feira, 10, a ação “Prefeitura no Bairro” teve início na região Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital. Até o próximo dia 15, serão intensificados serviços como limpeza de córregos, bocas de lobo, operações Cata-Bagulho e Tapa-Buraco, além de podas de árvores e manutenção de praças e parques. Além disso, postos de atendimento ao público foram instalados na praça Benedito Ramos Rodrigues com a participação das secretarias municipais.

Engajados, os moradores do Jardim Keralux levantaram, durante a cerimônia de abertura, largas faixas com pedidos de asfaltamento de onde vivem. Ao se apresentar no evento, Luiz Antônio Medeiros, secretário de coordenadoria de subprefeituras, se atentou a reivindicação e relembrou do um milhão de m² de calçados prometidos pelo prefeito Fernando Haddad em conjunto com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzia (SMPED). “Nós não vamos começar nos lugares mais ricos, mas na periferia de São Paulo, onde as pessoas precisam”, declarou o secretário.

"A nossa vinda aqui serve primeiro para trazer esses serviços todos, como se fosse uma Prefeitura itinerante. E viemos para a rua, para a praça, e não para a sede da subprefeitura para ficar mais perto das comunidades. Ouvimos as demandas e já fazemos o serviço que precisa ser feito, sem muitas burocracias. Além disso, a nossa visita também nos serve para entendermos quais são as reivindicações que são importantes. Às vezes, [são] projetos que exigem um tempo e recursos maiores, que têm de ser colocados no orçamento. A gente percebe quais são as coisas mais importantes para cada região", afirmou avice-prefeita Nádia Campeão.

Após o evento, a secretária da Pessoa com Deficiência Marianne Pinotti visitou o Núcleo de Apoio Habilitação e Reabilitação Social para pessoa com Deficiência (NAISPD), que conta com mais de 120 pessoas atendidas. O núcleo, que tem convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), se destaca por ter visão inovadora de independência e trabalhar pela inclusão social, preparando as pessoas com deficiência para uma vida comum e saudável. O projeto se dá em um ambiente domiciliar e proporciona atividades variadas, como culinária e informática, além de programações nas ruas da região.

Ricardo Estevan, psicólogo da SMADS e técnico supervisor de serviços, revelou que Ermelino Matarazzo é uma região com alto índice de moradores com deficiência e uns dos locais onde há mais atendimento, evidenciando um número de mais de 500 pessoas já atendidas. “A gente não quer institucionalizar ninguém, a ideia é que todos saiam daqui com seu potencial desenvolvido”, frisou o psicólogo.

Ao conversar com a equipe técnica do NAISPD, a secretária Marianne Pinotti se surpreendeu com o método de atuação. “É uma alegria visitar uma instituição que tem esse olhar moderno e interessante de garantir o potencial das pessoas que a frequentam, no sentindo de prepará-las para o dia a dia”, afirmou.

Quem também recebeu a visita da secretária foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deputado Januario Mantelli Neto, que atua na Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) com professoras empenhadas para melhorar o rendimento dos alunos com deficiência, como Elaine Zapater, que revelou ser “um trabalho paralelo que dá auxilio a sala regular, trabalhando as dificuldades”. A escola tem 21 crianças com deficiência matriculadas, a maioria com deficiência física ou intelectual. “O atendimento é reduzido, são cinco alunos por turma e conseguimos trabalhar o individual. A possibilidade de avanço acaba sendo maior”, concluiu a professora.

“Prefeitura no Bairro” em Ermelino Matarazzo

O programa “Prefeitura no Bairro” está na sua 18ª edição e permanecerá até o próximo sábado, 15, em Ermelino Matarazzo, levando serviços de diversas secretarias municipais,  além de intensificar serviços de zeladoria, como o Cata-Bagulho, iluminação e limpeza,  e outros possíveis atendimentos, como o posto móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) . A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida esteve presente na abertura e retornará na sexta-feira, 14, para prestar atendimento à população sobre programas municipais voltados à inclusão e orientações técnicas relativas à promoção da acessibilidade.

Em seu encerramento, no sábado, a região contará com a presença do prefeito Fernando Haddad e demais autoridades públicas. A ação ocorre na Praça Benedito Ramos Rodrigues, esquina da Rua Professor Antonio de Castro Lopes com a Av. Boturussu.

Acompanharam também a cerimônia de abertura da 18ª edição do Prefeitura no Bairro os secretários municipais Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania)  e Maurício Pestana (Promoção da Igualdade Racial).

Crédito das Fotos: SMPED/Divulgação

Foto 1 - Marianne Pinotti discursa sobre as políticas inclusivas da Prefeitura
Foto 2 - Núcleo de Apoio Habilitação e Reabilitação Social para pessoa com Deficiência (NAISPD) atende mais de 120 pessoas de Ermelino Matarazzo
Foto 3 -  Equipe do NAISPD prepara as pessoas com deficiência para uma vida comum e saudável
Foto 4 - Marianne Pinotti visita a Sala de Apoio à Inclusão da EMEF Deputado Januario Mantelli Neto