Com audiodescrição, musical “Rita Lee Mora ao Lado” alucina público na Virada Cultural

Espetáculo que homenageia a cantora foi atração com acessibilidade do Palco Princesa Isabel

Imagine acompanhar um espetáculo musical de olhos fechados e ainda assim “enxergar” tudo o que está em cena, incluindo detalhes mais ricos do figurino dos atores, expressões faciais e corporais, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, elementos que compõem o cenário, as cores e o posicionamento de cada personagem. Tudo isso é possível quando a atração dispõe de um recurso chamado de audiodescrição, pelo qual um profissional especializado descreve todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos.

Foi o que aconteceu no musical “Rita Lee Mora ao Lado”, atração apresentada durante a Virada Cultural no Palco Princesa Isabel. O espetáculo estrelado pela atriz Mel Lisboa contou com audiodescrição disponibilizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Para proporcionar esse recurso, foi posicionada em frente ao palco, uma cabine na qual os audiodescritores puderam transmitir às pessoas com deficiência visual os detalhes imagéticos de todo o espetáculo. Aqueles que desejaram foram até a cabine retirar fones de ouvidos por meio do qual foi transmitida a audiodescrição.

Todas as interpretações das canções da Rita Lee desde sua época em Os Mutantes até sua carreira solo, assim como os elementos do cenário foram detalhadamente descrita aos interessados pelo recurso, que, mesmo sem ver, puderam criar em sua mente uma imagem de tudo o que acontecia no palco.