Prefeitura leva para os Jogos Pan e Parapan-Americanos um pedaço da capital com o Espaço Cidade de São Paulo

Ambiente terá shows, realidade virtual, exposição e até aula de gastronomia para atrair novos negócios e turismo, além de divulgar as políticas públicas do município

 Um pedaço de São Paulo estará presente nos Jogos Pan-Americanos 2023, que começam nesta sexta-feira (20) e vão até o dia 5 de novembro em Santiago, no Chile. Ao criar o Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil, a Prefeitura pretende atrair novos negócios e captar investimentos, além de incentivar o turismo e a cooperação internacional, divulgando políticas públicas de referência e a cidade como um todo, criando uma vitrine paulistana no Chile.

Para isso, o Espaço vai oferecer atividades gratuitas e abertas ao público e convidados, incluindo shows com artistas brasileiros, apresentação de escola de samba, de dança, degustação da gastronomia paulistana, aula-show de culinária, óculos de realidade virtual sobre os parques e áreas verdes de São Paulo, apresentação dos Programas de Aceleração da Ade Sampa e outros projetos da Prefeitura, como o Mãos e Mentes Paulistanas, que estimula e apoia a arte de artesãos.

O Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil vai funcionar, no mesmo formato, também durante os Jogos Parapan-Americanos, entre 17 e 26 de novembro. São aguardados aproximadamente 30 mil visitantes no local ao longo das duas temporadas de jogos.

As secretarias municipais de Relações Internacionais (SMRI), Pessoa com Deficiência (SMPED), Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Turismo, Educação, Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Esportes estarão presentes com diversas ativações, proporcionando experiências e conhecimentos aos visitantes, além de promoverem encontros com autoridades locais e de outros países representados nos Jogos para troca de boas práticas nas áreas de sustentabilidade, relações internacionais e educação, entre outras.

Criada pelo Comitê Olímpico Internacional, ainda na década de 1990, a iniciativa possibilita que os visitantes atraídos pelos jogos tenham acesso a outras culturas, gastronomia e artes de diferentes nacionalidades. O Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil será um local sustentável e inclusivo, que, além de proporcionar o intercâmbio cultural, funcionará como um hub de negócios e reuniões com empresas, entidades e autoridades.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais, que possui a governança do projeto no Pan, irá promover encontros bilaterais durante todo o período. A SMRI também é parceira de SMPED, que estará à frente do Espaço durante o Parapan.

Cada secretaria desenvolveu seu próprio projeto para divulgação no Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil, localizado numa das principais áreas verdes da capital chilena, o Parque Araucano.

“O Espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil, em Santiago, é uma oportunidade extraordinária para apresentar os diversos atrativos da maior metrópole do Hemisfério Sul, promovendo em especial novos negócios e o turismo. Vamos apresentar nossas políticas públicas e compartilhar boas práticas, valorizando e disseminando o perfil inclusivo, cosmopolita, sustentável e inovador da capital paulista”, explica a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

A política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural é um dos destaques dos projetos apresentados em Santiago. Parceria entre SMRI e a Secretaria de Educação, engloba várias iniciativas, como a Expo Internacional Dia da Consciência Negra, a Declaração de São Paulo de Combate ao Racismo Estrutural (compromisso formal da cidade em promover a igualdade racial e compartilhar boas práticas, assinado pelo Governo do Estado de São Paulo e outras cidades do Brasil, Argentina, Uruguai e Cabo Verde) e o Currículo Antirracista (manual para professores). A programação organizada pela Secretaria da Educação no Espaço Cidade de São Paulo está focada na apresentação do currículo e do próprio Farol.

Brasil em Santiago
A Casa Brasil, sede do Espaço Cidade de São Paulo, é um projeto do COB e ficará localizada no Parque Araucano, no bairro de Las Condes. Com capacidade para 500 pessoas, a Casa Brasil em Santiago terá uma intensa programação de eventos de divulgação da cultura, gastronomia, economia e esportes brasileiros, além de valorização do Movimento Olímpico.

Um estúdio do Canal Olímpico do Brasil será montado no local, que terá ainda uma loja com produtos do Time Brasil, e ações de promoção de marcas parceiras. Atletas serão os convidados especiais do local, unindo fãs e os destaques do esporte brasileiro, em especial medalhistas do Pan e Parapan.

O COB começou a realizar a Casa Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, com o objetivo de divulgar a imagem do país e realizar coletivas de imprensa dos medalhistas. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016 o projeto passou a ter o formato atual: mais focado nos atletas e na experiência do público, servindo também como plataforma de posicionamento e divulgação do país. A iniciativa criou um modelo de referência do Brasil em grandes eventos esportivos mundiais. Em Santiago, a Casa segue com o conceito inovador e projeto arquitetônico pensado para atrair o público no geral e fãs de esporte.

O Canal Olímpico do Brasil fará uma transmissão inédita dos Jogos Pan-americanos em suas duas principais plataformas: o YouTube do Time Brasil/Canal Olímpico do Brasil e o site oficial.

Os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023 reúnem mais de 7.000 atletas de 41 países; são a principal competição de modalidades olímpicas nas Américas e garantem classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mais de um milhão de ingressos já foram vendidos para as competições na capital chilena, e as transmissões devem atrair acima de 20 milhões de espectadores.

O Brasil será representado por cerca de 620 atletas, numa delegação que inclui mais de mil pessoas. Já os Jogos Parapan-Americanos contarão com 17 modalidades. A delegação brasileira será composta 323 atletas, incluindo atletas-guia, três calheiros e dois goleiros, já convocados.