Oficinas de Mobgrafia nos CEUs

Parceria da ONG Movimento e o mObgraphia Mobile Photo Festival 2018, com a SMPED e SME, tornam o evento mais democrático do Brasil dedicado à fotografia com smartphones.

Uma parceria entre a ONG MOVIMENTO e o mObgraphia Mobile Photo Festival 2018 (da mObgraphia Cultura Visual), com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED) e a Secretária Municipal de Educação (SME) deu ao festival também uma importância social com a implantação do Projeto *mObgrafia inclusiva.

Ricardo Rojas, presidente da ONG Movimento e sócio fundador da mObgraphia (realizadora do mObgraphia Mobile Photo Festival) vai ministrar 8 oficinas de mobgrafia em CEUs (Centros Educacionais Unificados) e 2 em Cohabs da cidade, e o resultado das oficinas será divulgado no formato de exposições abertas ao público, nos próprios CEUs.

“O mObgrafia inclusiva fortalece o mObgraphia Mobile Photo Festival e o torna de fato democrático e inclusivo, indo até as comunidades em busca dos talentos “anônimos” mostrando ao mundo que ter talento, não tem a ver com classe social ou poder econômico”, destaca Ricardo Rojas.

As oficinas abordarão os seguintes temas: o que é mobgrafia; quem é a *mobgraphia Cultura Visual – o que é este movimento, que agrega admiradores e promove a fotografia com smartphones -; o que fazem; o momento em que vivemos - momento de transição na forma de fazer comunicação e o "poder" que a mobgrafia pode dar -; quando e como isso começou; um novo olhar para a Arte da Fotografia; a força da imagem - vários exemplos impactantes de imagens geradas por smartphones -; fundamentos básicos da fotografia - composição e luz - e uso de aplicativos de edição - como snapeseed.O conteúdo dinâmico e visual das oficinas da “mobgrafia inclusiva” veio para complementar a programação do Projeto CEU, Memórias em Ação da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo.

“A parceria com a mobgraphia veio em um bom momento, porque o Projeto CEU, Memórias em Ação, tem o propósito de potencializar os espaços dos CEUs, tornando-os integradores e integrados, a partir da construção, resgate e organização das memórias destes equipamentos, do seu entorno e de seus atores, exatamente o que a fotografia pode fazer. E tudo isso, envolvendo a comunidade no resgate dessas memórias, lhes oferecendo uma perspectiva de maior pertencimento, uso e conservação desses espaços e potencialmente contribuindo com o patrimônio sociocultural da cidade”, diz Maria Alice Zimmermann, Diretora de Esportes, da Secretaria Municipal da Educação, Departamento – COCEU/DIESP.

“A SMPED tem como objetivo promover a transformação social necessária à inclusão da pessoa com deficiência e a tecnologia é uma grande aliada. Por isso, o *mObgrafia Inclusiva vem com o intuito de emergir a Cultura e a Arte, além de abrir novas possibilidades profissionais para estas pessoas que muitas vezes são segregadas”, diz o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

*mobgrafia: a palavra com “f” é sinônimo de fotografia com smartphone.
*mobgraphia: a palavra com “ph” é a marca do movimento/produtora cultural precursora deste movimento no Brasil.
*mobgrafia inclusiva: se refere a fotografia feita com smartphone para todos – inclusiva.

Serviço:

mObgraphia Mobile Photo Festival 2018
Atividade gratuita

Oficinas de Mobgrafia nos CEUs – ação social “Mobgrafia Inclusiva”.
Data: da última semana de abril à última semana de maio

Local: CEUs (Centros Educacionais Unificados) – das 10h ao 12h.

CEU BUTANTA - 12/05
CEU TRÊS PONTES -19/05
CEU VILA FORMOSA - 20/05

Serão disponibilizadas 35 vagas por oficina e os interessados deverão se inscrever por meio do link: https://goo.gl/Wr9UXq

Endereços dos CEUs: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/CEUs--Enderecos
Local: COHAB - das 10h ao 12h e das 14h às 16h.

COHAB Itaquera e COHAB Guaianases – 26/05
Inscrição na Prefeitura Regional de Itaquera, às terças e quintas e Prefeitura Regional de Guaianases, às segundas, quartas e sextas.

Demais ações do mObgraphia Mobile Photo Festival 2018

Anúncio dos vencedores do Prêmio mObgraphia 2018
Data: Dia 20 de abril, às 19h.
Local: MIS
MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo)
Av. Europa, 158 - Jardim Europa

As imagens finalistas e o grande vencedor, de cada categoria do Prêmio ficarão expostas no MIS de 20 de abril a 17 de junho.

Exposições exclusivas
Data: de 1 de maio a 17 de junho - diariamente, das 8h às 19h
Local: Biblioteca Mario de Andrade  - Rua da Consolação, 94 - Consolação

Fórum de Educação Visual
Datas: 02 e 03 de junho
Local: Biblioteca Mario de Andrade - Rua da Consolação, 94 – Consolação

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do mObgraphia Mobile Photo Festival 2018 
Tel: 11 3582-9724/ 6139