Renaissance São Paulo comemora recebimento do Selo de Acessibilidade

O hotel é o primeiro do setor a receber o documento, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade

Primeiro hotel a receber o Selo de Acessibilidade, o Renaissance São Paulo celebra a entrega do documento, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e o secretário municipal da SMPED, Cid Torquato, no dia 17 de julho.
 





Secretário Municipal Cid Torquato e presidente da CPA Silvana Cambiaghi com os representantes do Renaissance São Paulo


“É com muita alegria que recebemos do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, o Selo de Acessibilidade, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA). O Renaissance São Paulo é o primeiro hotel em São Paulo a receber o Selo que reconhece a preocupação efetiva do bem estar de todos os hóspedes e clientes com a inclusão da pessoa com deficiência física e mobilidade reduzida por meio da acessibilidade arquitetônica do estabelecimento” destacou representante do Hotel em nota oficial nas redes sociais.

Contemplar os espaços com o selo é fundamental para garantir o bem–estar, conforto e acessibilidade das pessoas com deficiência independente de suas limitações.


Selo de Acessibilidade

O Selo de Acessibilidade é um documento regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, que pode ser concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2011, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) já contemplou 470 locais, como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais com o Selo.

Os critérios e parâmetros que serão avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050 - disponível em http://bit.ly/1WhF7wr), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica. “Para um local receber o Selo de Acessibilidade é preciso ter todos os itens corretos, desde corrimãos, rampas, pisos, corredores, acessos a todos os cômodos, sanitários acessíveis, entre outros critérios estabelecidos na ABNT NBR 9050. Se constatarmos alguma irregularidade e a edificação já possuir o Certificado de Acessibilidade ou o Selo de Acessibilidade, órgãos competentes podem cassar os documentos”, falou a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, Silvana Cambiaghi.


Por Priscila Fonseca

e-mail: prfonseca@prefeitura.sp.gov.br