Cartão para pessoas com deficiência, que evita multa, será emitido no Shopping Interlagos e vai até domingo

A Prefeitura vai punir quem estacionar nas vagas reservadas em locais privados

A prefeitura vai multar quem estacionar nas vagas reservadas em locais privados, como shoppings e supermercados. A previsão é que a medida seja adotada ainda neste semestre. Para evitar a sanção, que já acontece em vias públicas, pessoas com deficiência e idosos devem possuir seus respectivos cartões de estacionamento. Eles serão emitidos pelo posto móvel da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) no Shopping Interlagos, zona sul da capital.

O objetivo da iniciativa é descomplicar o requerimento dos documentos, pois atualmente são emitidos apenas na sede do DSV, em Pinheiros. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). O atendimento será feito a partir desta quarta-feira (26) até domingo (30), das 12h às 18h.
 



Funcionários da CET durante atendimento

Além de solicitar o Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência, o interessado poderá pedir a isenção de rodízio. É preciso trazer os formulários impressos e preenchidos e as cópias dos documentos requeridos (confira abaixo a documentação necessária).

Anteriormente, o posto móvel ficou instalado no Shopping Ibirapuera, também na Zona Sul. Lá ocorreram 3.693 atendimentos - 96% foram solicitações de cartões de estacionamento para idoso. O tempo para realizar o pedido foi de cerca de 20 minutos.

Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a existência das vagas reservadas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos é um sinal de respeito à condição de vida desses cidadãos. “Eles se locomovem mais vagarosamente e o tempo perdido para chegar a um elevador, por exemplo, pode significar o atraso para uma consulta médica ou entrevista de emprego”, avalia o secretário.

Saiba mais sobre o benefício

Os cartões de estacionamento são concedidos a idosos (cidadãos com 60 anos ou mais) e as pessoas com deficiência, que têm a mobilidade comprometida residentes no município de São Paulo. Trata-se de uma autorização para que possam estacionar seus veículos em vagas especiais devidamente sinalizadas. Cada segmento possui documentos específicos.

São exigidos os seguintes documentos: cópia do RG, CPF e comprovante de residência – atual e no nome do requerente -, são aceitos: contas de luz, de água, de telefone e de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio e de multas de trânsito.

Para solicitar o benefício, as pessoas com deficiência precisam preencher o requerimento no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/cartao_defis_1473427713.pdf e obter o formulário de atestado médico encontrado aqui: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Atestado_Medico_1279722161.pdf.

Já os idosos devem se cadastrar no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), através do portal da SMT: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/ST1656_Internet/PaginasPublicas/Home.aspx

 

Por Brenda Marques

e-mail: brendacunha@prefeitura.sp.gov.br