SMPED promoveu encontro com empresas para estimular a contratação de pessoas com deficiência

Objetivo do evento foi esclarecer a importância de focar nas habilidades e competências durante o processo de recrutamento e seleção das pessoas com deficiência

 A fim de estimular a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo – SMPED promoveu no dia 31 de maio, um encontro para orientar empresas a cumprir a Lei de Cotas (Lei federal nº 8213/1991), bem como, mostrar os benefícios dessa atitude para o ambiente corporativo.

O evento teve como objetivo esclarecer a importância de focar nas habilidades e competências durante o processo de recrutamento e seleção das pessoas com deficiência, orientar sobre a descrição adequada para caracterização da deficiência (laudo médico ou laudo técnico), adaptações, acessibilidade no local de trabalho e importância da diversidade dentro de toda e qualquer organização.

Como exemplo de sucesso no processo de inclusão, um estudo realizado pela McKinsey&Company, em parceria com o Instituto Alana, em 2014, junto a 2.000 trabalhadores com síndrome de Down, revelou que esses funcionários possuem características que propiciam reações positivas no ambiente de trabalho.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, afirma que esta interlocução é essencial para orientar as empresas e incentivar as pessoas com deficiência a buscarem sua inserção no mercado de trabalho: “Este canal de interlocução que estamos criando é de suma importância para incentivar a participação dos profissionais que atuam nas empresas e assim, trabalhar a inclusão, e incentivar as pessoas com deficiência a buscarem uma posição no mercado de trabalho”, disse o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Marinalva Cruz, secretária adjunta da SMPED, enfatizou a importância da reunião: “Precisamos expor e discutir as dificuldades enfrentadas no dia a dia para a inserção no mercado de trabalho e encontrar maneiras de transformá-las em oportunidades para as pessoas com deficiência demonstrarem seus talentos. O intuito desse encontro não é apenas esclarecer e discutir a Lei de Cotas. Vamos expor as dificuldades enfrentadas para a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e, principalmente, encontrar um modo de transformá-las em oportunidades para promover a inclusão” afirmou a secretária adjunta.

Dados do Ministério da Educação apontam que existem 10,2 milhões de pessoas com deficiência no Brasil com ensino médio e superior, devidamente aptas e disponíveis para o trabalho, porém, apenas 169 mil estão empregadas formalmente.