Comissão Permanente de Acessibilidade firma parceria para projeto de banheiro acessível na 14ª edição da Expo Revestir

Membros da CPA participaram de workshop na principal feira do segmento de arquitetura e construção da América Latina e entregaram Selo de acessibilidade empresa Deca

Estima-se que no Brasil mais de 45 milhões de pessoas tenham algum tipo de deficiência e/ou mobilidade reduzida, o que representa 24% da população (IBGE 2010). Cerca de 17% do total da população tem mais de 61 anos, segundo dados do Serasa Experian 2015; e a expectativa é que antes de 2060 tenhamos mais brasileiros nessa faixa etária do que jovens até 29 anos.

Pensando em melhorar a qualidade de vida e garantir acessibilidade para todas as pessoas, a empresa Deca, uma das maiores empresas do segmento de louças e metais sanitários, firmou uma parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), no projeto para a construção de um banheiro acessível, em exposição no estande da Deca durante Expo Revestir 2017, realizada na última quinta-feira, 9, no Transamérica Expo Center.

A arquiteta e presidente da CPA, Silvana Cambiaghi, participou do Workshop Acessibilidade sobre a Revisão da NBR 9050 Aplicada ao Banheiro ao lado de especialistas da área, representando o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, e realizou a entrega do Selo de Acessibilidade para a empresa, como parte da programação da Feira.

Nos painéis do workshop foram abordados os temas: ”Revisão da NBR 9050 aplicada ao banheiro” pelo engenheiro Osvaldo Barbosa de Oliveira Jr, da Engenharia de Aplicação da Deca; o Painel de discussão: NBR 9050, versão de 2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – aplicabilidade ao cotidiano da população e o Painel de discussão: O impacto do envelhecimento da população na utilização dos espaços residenciais hoje projetados. O médico Renato Baena, Laura Paiva da ANFACER e o engenheiro Antonio Sergio Nunes Rosa, da Portinari, também participaram do debate.

A presidente da CPA, Silvana Cambiaghi, destacou a maneira como as pessoas com deficiência são vistas na área da arquitetura, espaços, equipamentos urbanos e como podem ser aplicados no cotidiano da população. “Existe uma ideia pré-concebida de que produtos com acessibilidade lembram hospital. Fizemos um ótimo trabalho, mudando todos os banheiros na Casa & Cor com desenho universal, justamente para quebrar este paradigma. É importante que as feiras sejam feitas de maneira adequada para quebrar este paradigma e mostrar que é possível sim, trazer este conceito de espaços adequados dentro do conceito, atendendo as necessidades específicas sem ter um visual hospitalar” disse Silvana.

Ainda, o engenheiro da Deca, Osvaldo Barbosa de Oliveira Jr, ressaltou alguns projetos que podem ser realizados e como podemos mudar perspectivas sobre o espaço para as pessoas com deficiência. O médico Ricardo Baena falou sobre o impacto do envelhecimento da população na utilização dos espaços residenciais hoje projetados: “Precisamos incorporar valores na sociedade tem que fazer com que o produto cause conforto, acessibilidade e sustentabilidade. Todos esses valores são importantes” disse o médico. Participaram do painel, engenheiro Antonio Sergio Nunes Rosa, Portinari e Laura Paiva da ANFACER.

Após o evento, a Deca recebeu o Selo de Acessibilidade da CPA, pelo trabalho executado no projeto do banheiro acessível.