SMPED

Mutirão Mário Covas revitaliza calçadas de Pirituba

Sétima ação do ‘Calçada Nova’ aconteceu no entorno do Parque Rodrigo de Gasperi, na Zona Norte da capital

O programa “Calçada Nova – Mutirão Mário Covas”, que tem como objetivo revitalizar e reformar o passeio público junto à população da cidade, chegou a sua sétima edição na região de Pirituba, neste domingo, 19.

O prefeito João Doria, o vice-prefeito Bruno Covas, secretários autoridades e representantes de associações e instituições da região de Pinheiros participaram da ação que construiu calçadas no acesso ao Parque Rodrigo de Gasperi, além de conversar com a população sobre os problemas que mais afetam a região.

“O movimento Calçada Nova será realizado todos os domingos pela manhã, durante os próximos quatro anos, da periferia para o Centro, ao contrário do Programa Cidade Linda, que se move do Centro para a periferia”, relembrou o prefeito.

O Parque Rodrigo de Gasperi foi selecionado para o Programa Calçada Nova, devido ao maior fluxo de demanda na região. O local é frequentado por idosos, crianças, jovens e pessoas com deficiência, e oferece, como opções de lazer, playground, campo de futebol, espaço para leitura, quadras poliesportivas, quadra de bocha, mesas com tabuleiros de xadrez e damas e mesas de pingue-pongue.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, esteve presente ao evento e elogiou o parque e a importância de locais acessíveis em São Paulo: “A Ação do ‘Calçada Nova’ beneficia toda a população, pois garante o acesso de todas as pessoas: as que utilizam cadeiras de rodas, mães com carrinhos de bebê e as com mobilidade reduzida. O Parque Rodrigo de Gasperi é uma ótima opção de lazer para os moradores com deficiência da região, pois possui rampas de acesso e locais planos para passeios”, falou o secretário.

Já o secretário executivo da Comissão Permanente de Acessibilidade, João Carlos da Silva, analisou e avaliou o passeio público da Avenida Miguel de Castro: “Os problemas das calçadas se repetem na cidade inteira, e aqui em Pirituba, não é diferente. Encontramos desníveis nas calçadas, buracos, raízes de árvores que quebram o pavimento. Uma característica da região são os caminhos feitos em pedrisco, o que dificulta muito para as pessoas que andam de cadeira de rodas ou que usam sapato social ou com salto alto. Estes locais deverão ser pavimentados para uma melhor circulação de pessoas”, explicou o secretário executivo.

O Programa Calçada Nova – Mutirão Mário já beneficiou os bairros Aricanduva, M’Boi Mirim, Itaim Paulista, Vila Maria e Raposo Tavares.