Estudantes da rede municipal apresentam curtas sobre Inclusão no Cine Olido

O projeto “Inclusão na Tela: o olhar dos estudantes” exibirá oito vídeos produzidos por alunos de escolas públicas de São Paulo que abordam a convivência com pessoas com deficiência

Para um adulto, pensar em formas de mostrar o dia a dia de uma pessoa com deficiência pode ter foco apenas nas dificuldades, barreiras ou no processo de superação. Porém, quando as crianças são instigadas a este tipo de atividade, a curiosidade toma conta. Dúvidas corriqueiras sobre a vida do outro aparecem, experimentações e comparações de vivências são colocadas em cena, nascem então soluções em câmera e áudio para retratar percepções sensoriais diferentes.

Com o objetivo de romper preconceitos diante das diferenças e estimular o diálogo sobre a inclusão da pessoa com deficiência dentro das escolas, nasceu o projeto “Inclusão na Tela: o olhar dos estudantes”. A convite da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), seis equipes da Imprensa Jovem, programa da Prefeitura de São Paulo que funciona como agências de notícias formadas por estudantes das escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental, produziram curtas que trazem à tona o debate sobre o tema. Também foram convidadas mais duas escolas que possuem projetos de audiovisual.

Estes vídeos serão exibidos no dia 24 de novembro, às 10h, no Cine Olido, centro da capital paulista, seguido de debate sobre a produção do material. Para mediação do debate, o jornalista da Folha de São Paulo, Jairo Marques, foi escalado.

Para produzir os vídeos, as crianças deram asas à imaginação. Desenvolveram roteiros, gravaram depoimentos, contaram histórias e construíram narrativas baseadas em fatos reais ou ficcionais sobre suas vivências no ambiente escolar. A ideia foi dar voz à experiência pessoal das crianças e jovens, com todas suas dúvidas, equívocos e aprendizados.
“O olhar das crianças sobre esse tema é espontâneo e franco. Elas têm uma sensibilidade muito grande sobre o a importância da integração e sobre as dificuldades que ainda separam as crianças com deficiência dentro da escola”, destaca Marianne Pinotti, secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
O evento marca o início das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado do dia 3 de dezembro.
Imprensa Jovem: Desde que foi criado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em 2005, o projeto Imprensa Jovem não para de crescer: já conta com 200 agências de notícias em funcionamento dentro das escolas. São cerca de 2,5 mil estudantes protagonistas de centenas de projetos voltados para ampliar os canais de comunicação, estimulando a produção jornalística multimídia e se transformando num celeiro de ideias.

No projeto Imprensa Jovem, as crianças criam suas próprias pautas, realizam pesquisa, edição de conteúdos e desenvolvem a opinião crítica e criativa. Os professores fazem a mediação pedagógica do planejamento, realização e avaliação das produções. Mas quem dá a palavra final é o estudante.

O sucesso é tão grande que os repórteres da Imprensa Jovem já participaram da cobertura de eventos importantes, como a Bienal do Livro, em 2014, e Campus Party, em 2015, ambos em São Paulo. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais, estimulando a comunicação livre e democrática.