Central de Interpretação de Libras comemora balanço de 683 atendimentos em 2015

Iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida fecha seus primeiros meses de atividades com potencial de crescimento

Desde o lançamento oficial da Central de Interpretação de Libras (CIL), em cerimônia realizada no dia 22 de setembro de 2015, o número de atendimentos aos cidadãos com deficiência auditiva, surdos e surdocegos vêm crescendo constantemente em São Paulo. O serviço público de mediação de comunicação da CIL fechou balanço do ano de 2015 com a marca de 683 atendimentos de interpretação apenas em seus primeiros meses de funcionamento, desde maio, quando ainda em fase piloto de atividades. No total, foram oferecidas pela equipe da CIL mais de 1.400 horas de interpretação efetiva para a população da cidade, ou seja, tempo dedicado diretamente às demandas do público.

Esta ação gerou autonomia e acesso à informação à população com alguma deficiência auditiva em consultas médicas e exames realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), reuniões e atividades extracurriculares para alunos de rede de ensino, auxílio em atendimentos da Defensoria Pública, em postos policiais, mediação nos praças de atendimento das Subprefeituras, agendamentos telefônicos e reclamações, bem como uma gama variada na interface com outros serviços públicos.

“O ano de 2015 ficará marcado para a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) como aquele em que colocamos em prática o processo de acessibilizar os serviços públicos para essa significativa parcela da população. Com este balanço temos a certeza de estarmos caminhando positivamente nesta direção”, ressaltou a secretária Marianne Pinotti.

Em primeiro momento, o foco nos atendimentos da Central foi dado às solicitações ligadas à saúde e bem-estar, com pedidos feitos pela população ou diretamente pelos agentes. Hoje, a CIL conta com as modalidades “presencial”, em que o solicitante se dirige até a sede (localizada na sede da Secretaria – Rua Libero Badaró, 425, 32º andar, Centro) para receber auxílio, e também “in loco”, quando o usuário agenda que um intérprete de Libras ou guia-intérprete (se for uma pessoa surdocega) se desloque até o serviço público em que ele necessita de atendimento.

“Acho surpreendente acompanhar o crescimento no número diário de agendamentos e, principalmente, quando percebemos que este cidadão volta com novas demandas depois de uma solução efetiva. Apenas na modalidade ‘in loco’, fechamos o ano com 528 visitas de intérpretes aos órgãos e serviços”, destacou Márcia Regina Marolo, coordenadora deste projeto de inclusão.

Em breve, no início de 2016, entrará em funcionamento a terceira modalidade de serviço, a forma “virtual”, que utiliza um aplicativo a ser instalado em computadores, celulares e tablets conectado diretamente com a CIL por meio da internet. Dessa Com este dispositivo online, a SMPED pretende multiplicar os atendimentos e a rapidez.