Atende e SMPED: confraternização marca mais um ano de parceria

Almoço de final de ano reúne motoristas e colaboradores do serviço de transporte porta a porta Atende em comemoração

Final de ano é o momento de confraternização e de balanço das ações do ano, também é a oportunidade de celebrar as parcerias e ações construídas conjuntamente. Por isso, no último sábado, dia 19, aconteceu a festa de confraternização dos colaboradores e motoristas do Serviço de Atendimento Especial – conhecido como Atende – destinado às pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência.

A iniciativa também é válida para reforçar os laços de parceria da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade reduzida de São Paulo (SMPED) com a São Paulo Transporte S.A. (SPTrans), gestora do serviço da Prefeitura de São Paulo responsável por este transporte porta a porta na cidade.

A comemoração aconteceu na garagem onde ficam concentrados as vans do Atende, no Pari, e de onde saem para os chamados agendados. Em maio do próximo ano, em 2016, completará 20 anos do decreto nº 36.071 que instituiu o serviço, data significativa para rememorar as vitórias no setor.

O almoço foi uma homenagem aos funcionários que lidam em seu dia a dia na promoção direta da inclusão por meio do acesso. “Chegamos para administrar o serviço Atende em janeiro de 2013, e desde então estamos trabalhando para melhorar a qualidade do serviço tanto para os usuários quanto, para os funcionários. No início da gestão, a demanda reprimida era de 1200 pessoas, hoje chegamos a 300 pessoas”, contou Altair Bezerra, superintendente dos serviços especiais da SPTrans. Também esteve presente Edivaldo Correia de Melo, diretor do Atende.

Esta é a terceira ocasião em que a SMPED esteve presente no encontro de confraternização. Em sua fala, a secretária Marianne Pinotti relembrou uma história que ouviu ano passado de um dos motoristas enquanto estava sentada na platéia e como o trabalho mudou sua própria vida. Na ocasião, o motorista contou que antes trabalhava no serviço regular de ônibus em outra cidade e após um período de depressão, passou a atuar no Atende e, desde aquele momento, não mais precisou de remédios anti-depressivos.

“Queremos contar sempre com a dedicação e empenho de todos os motoristas que fazem um trabalho exemplar”, ressaltou Marianne.

Nas mesmas cores características, com o roxo claro de fácil identificação, foram dispostos lado a lado dois veículos que mostraram a evolução dos carros do serviço. Uma das van era do primeiro modelo da frota, enquanto a outra apresentava novos elevadores mais modernos e que facilitam o embarque dos ussuários.

“Quando você chega a um evento e vê o sorriso de pessoas que não teriam a possibilidade de chegar lá, aquilo recarrega todas as baterias, faz você continuar trabalhando e é como se ganhasse um amor além. Você aprende a respeitar todas as pessoas”, resumiu o motorista José Carlos da Mota Dias.