Central de Interpretação de Libras – CIL atende pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos de São Paulo

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida lança iniciativa de mediação de comunicação para auxiliar no atendimento de serviços públicos da capital

Pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos da cidade de São Paulo ganharam a partir de hoje, 22 de setembro, um serviço de mediação na comunicação, a Central de Interpretação de Libras – CIL. Composto por 18 intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, três guias-intérpretes, dois profissionais surdos, além da tecnologia e equipe administrativa, a CIL prestará atendimento aos serviços públicos na cidade de São Paulo, mesmo que o usurário seja de outra localidade, fazendo a interface com hospitais, postos policiais, praças de atendimento nas subprefeituras e demais serviços públicos em que for solicitada.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a capital possui 516 mil pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência auditiva, sendo 120 mil surdos ou com grande dificuldade em ouvir. Estimativas atestam para cerca de 250 pessoas com surdocegueira, que apresentam dificuldades tanto em ouvir quanto em falar.

A cerimônia de lançamento da CIL aconteceu na sede da Prefeitura de São Paulo em um auditório repleto de representantes da sociedade civil e de entidades, com a presença do prefeito Fernando Haddad, da vice-prefeita Nádia Campeão, da primeira-dama Ana Estela Haddad, a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, e o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Antonio José Ferreira. A data marca ainda as comemorações pelo Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (21/9) e o Dia Nacional do Surdo (26/9).

“Temos que garantir para as pessoas com deficiência o que elas mais precisam: sua autonomia. E isso é papel do poder público promover”, falou o prefeito Haddad durante a abertura. “Quando nós falamos de São Paulo, 1% da população é aproximadamente 120 mil pessoas. Por intermédio deste serviço, 120 mil pessoas agora vão poder receber na escola, no posto de saúde, na subprefeitura, o mesmo tratamento que as pessoas sem deficiência. Isso tem um impacto muito grande na cidade porque você atende 1% com deficiência auditiva, mas você educa 100% das pessoas”, ressaltou ainda.

Já Marianne Pinotti lembrou que a conquista marca o cumprimento da meta de número 53 do Programa de Metas 2013-2016 do município. "A grande barreira de pessoas surdas, com deficiência auditiva e os surdocegos enfrentam na sua vida são as dificuldades na comunicação. A CIL vai servir para romper estes obstáculos por meio dos serviços de mediação da nossa cidade. Desde a Convenção da ONU - que virou emenda constitucional no Brasil em 2008 -, decretos nacionais e uma lei municipal determinando que o poder público criasse essa forma de comunicação é que a gente vem trabalhando", afirmou Marianne sobre a autonomia que o serviço vai gerar aos cidadãos.

“Estamos dando um passo muito importante que é a consolidação de um sonho de ver a Central de Interpretação de Libras implantada aqui em São Paulo, um programa que começamos no Governo Federal. Hoje são, ao todo, 32 centrais e estaremos inaugurando este mês mais duas”, disse o secretário nacional Antonio José Ferreira.

No evento foi feita uma simulação de atendimento virtual da Central de Interpretação de Libras. Por meio da plataforma instalada no computador, uma pessoa com deficiência auditiva pôde transmitir sua mensagem em Libras para todos os presentes por meio da tradução simultânea. "A CIL é uma vitória para a comunidade surda aqui de São Paulo, porque há muitos anos, o surdo sempre teve a barreira de comunicação, a falta de acessibilidade. Estou imensamente feliz em conseguirmos esta liberdade", disse a presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Ana Regina Campello, por meio da interpretação de Fernanda Wendy.

A CIL funcionará com três modalidades diferentes. Na “in loco”, o usuário solicita que um intérprete de Libras ou guia-intérprete (se for uma pessoa surdocega) se desloque até o serviço público em que ele precise de atendimento. Ele se comunica na língua de sinais com o intérprete, que faz a tradução simultânea para o atendente do estabelecimento e vice-versa. Na opção “presencial”, o solicitante se dirige até a CIL (localizada na sede da Secretaria – Rua Libero Badaró, 425, 32º andar, Centro) para que um intérprete o auxilie, por exemplo, em uma ligação telefônica que ele precise fazer para um órgão público. Essas duas modalidades já estão em funcionamento em projeto piloto desde maio e foram atendidas 121 pessoas. O atendimento funcionará de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h. As solicitações e agendamentos poderão ser feitas pessoalmente ou por telefone, email e whatsapp disponíveis no site www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia

Além das modalidades “presencial” e “in loco”, a CIL prestará também o atendimento virtual, que está em processo final de implementação. Graças a uma tecnologia própria e inovadora para a América Latina, qualquer pessoa com um smartphone, um tablet ou um computador com acesso a internet poderá baixar um aplicativo e utilizar a mediação da Central para reportar uma emergência médica, falar com um serviço público ou mesmo se comunicar diretamente por vídeo com outra pessoa usuária de Libras, por exemplo. Além disso, serão instalados totens em todas as subprefeituras para o acesso via vídeo ou texto aos intérpretes da CIL, que farão a mediação entre os funcionários locais e o solicitante.

A implantação da CIL é uma parceria com o governo federal, que enviou um carro para o atendimento “in loco”, três computadores, uma impressora e o mobiliário. Pela dimensão do público-alvo que vive na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida está investindo mais R$ 6,9 milhões com equipamentos e contrato com uma empresa licitada por 24 meses.

Foto 1 – Auditório no Lançamento da CIL
Foto 2 – Mesa de Autoridades
Foto 3- Surdocega e guia-intérprete
Foto 4 – Marianne Pinotti apresentando a Cil
Foto 5 – Prefeito Fernando Haddad
Foto 6 – Secretária Marianne Pinotti