Lei de Cotas completa 24 anos com comemoração e serviço

Em 24 de julho, ativistas pelos direitos das pessoas com deficiência comemoram o aniversário da Lei de Cotas em ato público em São Paulo com cultura e empregos

Já se vão 24 anos desde a aprovação da Lei federal nº 8213/1991, que estabelece de 2% a 5% de reserva de vagas em postos de trabalho, para pessoas com deficiência, em empresas com mais de 100 funcionários. Para comemorar os avanços e conquistas e a crescente presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, um grupo de ativistas, profissionais e simpatizantes pela causa das pessoas com deficiência está organizando um ato público, no próximo dia 24 de julho, na Praça das Artes, a partir das 10 da manhã.

Entre os confirmados, destaque para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, e o coordenador do projeto de inclusão de pessoas com deficiência no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), José Carlos do Carmo.

O evento conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo que levará uma das sete unidades móveis do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) para o local. A equipe técnica da van fará atendimentos de procura por vagas de emprego, emissão da carteira de trabalho, entre outros serviços de intermediação de mão de obra. Atualmente, o CATe está com 466 oportunidades direcionadas para pessoas com deficiência e os salários chegam a R$ 2.000,00. Para o atendimento é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS.

Segundo dados do Ministério de 2013, são 357,8 mil pessoas com deficiência com vínculos empregatícios, ante a 330,3 mil em 2012, o que corresponde a um acréscimo de 8,33% (27,5 mil empregos a mais). No Estado de São Paulo, o número saltou de 106,1 mil para 111,2 mil (variação de 4,78%).

Apesar dos avanços, ainda há muito preconceito motivado, principalmente, por mitos e crenças alimentados pelos empresários e gestores de departamento, muitos deles justificados pela falta de informação sobre as pessoas com deficiência. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Isocial e Catho, divulgada em 2014, 81% dos recrutadores contratam pessoas com deficiência apenas para cumprir a lei. No contraponto, uma pesquisa realizada pela McKinsey&Company em parceria com o Instituto Alana, também em 2014, junto a 2000 trabalhadores com Síndrome de Down contratados por mais de 100 empresas revelou que as mesmas obtêm ganhos, pois esses funcionários apresentaram características que promovem reações positivas no ambiente de trabalho, às quais podem contribuir para a melhoria na saúde organizacional.

Por meio de análises qualitativas e quantitativas comprovou-se que a presença de pessoas com Síndrome de Down no ambiente de trabalho pode impactar cinco das nove dimensões do “Índice de Saúde Organizacional”, sendo elas liderança, orientação externa, motivação, cultura e clima, coordenação e controle.

A comemoração do aniversário da Lei de Cotas visa derrubar as barreiras que ainda obstruem os canais que levam à inclusão no mercado de trabalho. No evento de celebração se apresentarão uma série de grupos artísticos formados por pessoas com deficiência, com destaques para a Companhia Ballet de Cegos Fernanda Bianchini e apresentações da APAE e AACD.

SERVIÇO

Comemoração do Aniversário da Lei de Cotas
Data: 24 de julho de 2015, das 10h às 15h
Local: Praça das Artes - Avenida São João, 281

Abaixo a programação completa:



10h00 - Abertura do 24º Aniversário da Lei de Cotas com Hino Nacional interpretado pela cantora Samara

10h10 -  Mesa de abertura com falas de autoridades sobre a importância e conquistas na Lei de Cotas e na garantia dos direitos das Pessoas com Deficiência

10h45 -  Apresentação de Dança com Cadeirantes

11h00 - Apresentação da Banda da Guarda Civil Metropolitana

11h15 - Apresentação da cantora Roseli Garcia

11h30 - Apresentação do Grupo de Percussão da NURAP

12h00 - Apresentação da Bateria Superação da Casa de David

12h30 - Apresentação de Equipe de Judô

13h00 - Apresentação do Coral de LIBRAS da NURAP

13h30 - Apresentação de Grupo de Dança da AACD

13h45 - Apresentação cantora Sara Bentes

14h00 - Apresentação “Papo de Buteco” da APAE

14h30 - Apresentação de Grupo de Ballet de Cegos

15h00 - Apresentação da Banda Música do Silêncio

Durante o evento Exposição de quadros de pacientes da AACD
Durante o evento Registro do evento por Fotógrafos com Síndrome de Down
Durante o evento Presença da Unidade Móvel do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho