Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realiza ações na região do Itaim Paulista

Como parte das ações do “Prefeitura no Bairro”, a secretária municipal Marianne Pinotti visitou a EMEI Maria da Conceição Vieira Pereira e a Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo

 Manutenção de calçadas e ruas, limpeza de córregos, campanhas de vacinação, operações Cata Bagulho, pintura de guias, CAT Móvel, orientação nutricional, campanha do desarmamento, atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, entre muitas outras ações integram o “Prefeitura no Bairro”, que após passar pelas regiões do Grajaú e Vila Brasilina no Ipiranga, chegou ao Jardim das Oliveiras e Parque Santa Amélia, no Itaim Paulista, nesta segunda-feira, 6 de abril, e ficará durante 15 dias para intensificar serviços voltados ao cidadão nos bairros mais distantes da capital.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) ofereceu na segunda-feira e irá oferecer sábado, dia 11 de abril, assessoria jurídica, intérpretes de Libras, orientações técnicas sobre acessibilidade em calçadas e edificações, talões de multa moral e o Cadastro Inclusão no Parque Santa Amélia – Rua Timóteo Correa de Góes, nº 30.

Participaram da abertura da ação no Itaim Paulista a vice-prefeita de São Paulo Nádia Campeão, os secretários municipais Alexandre Padilha (Relações Governamentais), Denise Motta Dau (Política para as Mulheres), Ricardo Teixeira (Coordenação de Subprefeituras), Arthur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo), Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida) entre outras autoridades políticas e representantes da comunidade.

“O evento é maravilhoso para mostrar a toda população que a Prefeitura está trabalhando junta para atender a todos. Por isso, os secretários estão participando para ouvir as necessidades dos moradores, além de levar serviços de zeladoria”, discursou a secretária Marianne Pinotti.

Após a cerimônia de abertura do “Prefeitura no Bairro”, a secretária Marianne Pinotti aproveitou a oportunidade para visitar a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria da Conceição Vieira Pereira e a Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM) para conhecer de perto o trabalho de inclusão realizado nos dois locais.

A EMEI Maria da Conceição Vieira Pereira, localizada no bairro Parque Santa Amélia, atende mais de 270 alunos com e sem deficiência e possui uma estrutura acessível a qualquer aluno, com rampas na entrada e banheiros adaptados. A visita foi guiada pela diretora Silmara Costa, que trabalha no local há 19 anos, e iniciou o processo de inclusão na escola. Atualmente, a EMEI possui alguns alunos com Síndrome de Down, que são totalmente incluídos, estudando e brincando com as demais.

Em seguida, foi a vez da Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM) receber a equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A instituição tem cinco unidades e desenvolve projetos de responsabilidade social gratuitos a 565 pessoas com deficiência intelectual, 142 crianças e adolescentes em abrigos e 140 crianças na educação infantil da região. Oferece atividades para estímulo da criatividade como montagens de bonecas, além de atender mais de 2.400 pessoas mês no Telecentro com serviços de fonoaudiologia, reabilitação e psicologia. Patrícia Silva, coordenadora pedagógica do ACDEM, foi quem guiou a secretária municipal Marianne Pinotti, apresentando os profissionais e toda a estrutura do local.

Fotos: Crédito – SMPED/Divulgação

Foto 01
Foto 02