Atletismo brasileiro garante mais 22 medalhas no Pan-Americano da IBSA

O segundo dia de competições na pista do Ibirapuera confirmou o favoritismo nacional

O atletismo brasileiro continua se destacando nos IV Jogos Pan-Americanos de Deficientes Visuais. Na manhã desta quarta-feira (7/09), na pista do Ibirapuera, os atletas nacionais conquistaram 22 medalhas, sendo nove de ouro, seis de prata e sete de bronze, superando as 19 do primeiro dia. Na soma geral, o atletismo já garantiu 41 medalhas.

Nesta quinta-feira (8/09), acontece o último dia de provas da modalidade, a partir das 9 horas, com 16 eventos. O IV Pan-Americano da IBSA, uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC), serve de preparação para o III Mundial da IBSA (International Blind Sports Federation) de 2007, que também será realizado na capital paulista.

O grande nome do segundo dia de competições na categoria feminino foi Terezinha Guilhermino, de 26 anos, medalha de bronze nas Paraolimpíadas de Atenas. Ela confirmou seu favoritismo ao vencer os 200 metros rasos, categoria B1, com o tempo de 26seg24. "Foi uma conquista importante. Comecei a correr nos 200 metros rasos há apenas três meses e, apesar de ser mais tranqüila, sei que falta treinamento e que posso diminuir ainda mais minha marca. Mudei de cidade, de treinador e os trabalhos irão se intensificar para as etapas do Brasileiro. Foi um privilégio representar o país e ouvir o hino no primeiro lugar do pódio. É uma emoção singular", comemorou a atleta, que também venceu os 100 metros rasos na terça-feira, dia 06.

No masculino, quem brilhou foi Hilário Neto, integrante da delegação brasileira nas Paraolimpíadas de Atenas/04, assegurando dois ouros: nos 100 e 200 metros rasos, categoria B1. "As provas foram tranqüilas e poderia ter conseguido reduzir ainda mais os tempos se não fosse uma lesão no quadril. Durante as provas esqueci da dor e fiz o melhor que pude. Estou feliz por garantir mais duas medalhas para o Brasil", disse o carioca, de 23 anos.

O fundista Odair dos Santos, por sua vez, conseguiu se recuperar após o segundo lugar na prova de 5000 metros rasos e ganhou a prova dos 800 metros rasos, B2, com boa vantagem para o segundo colocado, Gilson dos Anjos, outro atleta paraolímpico em Atenas. "Desta vez não houve surpresa. Imprimi meu ritmo e não permiti que meus adversários me ameaçassem", afirmou o corredor paulista.

O desempenho dos brasileiros nesta quarta-feira (07) foi o seguinte: Masculino - 200 m rasos A B1- Hilário Neto (1º) e Emerson Germano (3º), B- Liwingston Costa (1º); 100 m rasos B1/2- Hilário Neto (1º) e Liwingston Costa (4º); 100 m rasos B3- André Andrade (1º) e Vanderlei Oliveira (4º), B2- Júlio Souza (1º) e Pedro Silva (3º); Salto em Distância- Clayton Pacheco (1º), Cláudio Flores (2º) e Thales Castro (3º); 1000 m B1- Silvio Rezende (3º), B2- Alex Mendonça (2º) e Aurélio Santos (4º), B3- Adirson Castro (2º), Luiz Triunfo (3º) e Nelson Pereira (5º); 800 m rasos B1- Carlos Silva (1º) e Emerson Germano (2º) , B2/3- Odair Santos (1º), Gilson Anjos (2º) e Pedro Guilhermino (3º); Feminino- 200 m rasos B1- Terezinha Guilhermino (1ª) e Gerusa Santos (2ª), B2/3- Sirlene Guilhermino (1ª) e Vera Lúcia Silva (2ª); 1500 m B1/2/3- Ivani Ferreira (3ª).

Os IV Jogos Pan-Americanos da IBSA são uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e IBSA, com apoio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, São Paulo Turismo, São Paulo Convention e Visitors Bureau, SSTUDIO - Marketing, Rede Record, Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - transportadora oficial, Master Rental - locadora oficial, Hospital CEMA. O patrocínio é do Bradesco.

Mais informações no site www.pan2005ibsa.org

Consultoria de Comunicação da ABDC:
MBraga Comunicação- Marcelo Eduardo Braga/Silvana Grezzana/Beatriz de Paula
E-mail: mbragacom@globo.com - fone: (11) 8266-6086b