São Paulo receberá mais de 1.800 atletas para o maior evento do paradesporto mundial

A Confederação Brasileira de Desporto para Cegos – CBDC apresentou, nesta quarta-feira, 07 de março, no auditório da sede da Prefeitura de São Paulo, todas as informações e perspectivas sobre a realização do "Mundial de Cegos" ou III Jogos Mundiais da IBSA (International Blind Sports Federation) – Brasil 2007.

As cidades de São Paulo e São Caetano do Sul irão sediar, de 28 de julho a 08 de agosto, o maior torneio do paradesporto mundial, exclusivo para atletas cegos ou com baixa visão. A expectativa é de que mais de 1.800 atletas, de 70 países participem dos Jogos. A seleção brasileira é composta por 180 atletas.

O presidente da CBDC, David Farias Costa enfatizou a necessidade de divulgar para toda a sociedade a grandeza dos Jogos Mundiais da IBSA, realizados pela primeira vez no Brasil, especificamente nas cidades de São Paulo e São Caetano. "É o maior evento mundial do paradesporto para atletas cegos ou com deficiência visual, e os melhores atletas do mundo estarão aqui. A importância de sediarmos esses Jogos é muito grande, assim como muito importante é o legado que um evento desse porte vai deixar na história do paradesporto brasileiro, na história dos atletas e também na história de cada pessoa, cada criança que puder assistir às competições e conhecer a potencialidade desses atletas", concluiu Costa.

Eliana Mutchnik, assessora técnica de esportes da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped, agradeceu à CBDC, organizadora dos Jogos Mundiais da IBSA – Brasil 2007, pela parceria com a Secretaria. "É uma honra podermos sediar e participar da organização do maior evento do paradesporto mundial. A Seped trabalha para promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e o esporte é fundamental para essa inclusão. O esporte nos mostra que deficiência não é sinônimo de incapacidade, tendo em vista o grande potencial desses atletas que dão a todos um exemplo de superação".

Das sete modalidades a serem desenvolvidas, quatro (atletismo, goalball, judô e natação) vão qualificar atletas para os Jogos Paraolímpicos de 2008 em Pequim. Além dessas, levantamento de peso, Futebol B1 e Futebol B2/B3 serão disputados.

Os países já inscritos nos Jogos Mundiais são Austrália, Bélgica, China, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Irã, Quênia, Nova Zelândia, Suécia, Tunísia, Turquia e Uruguai. O atletismo é a única modalidade que será disputada por todos esses países.

Os Jogos serão realizados pela IBSA, em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos - CBDC, com o apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Ministério do Esporte, Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo; Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped e Secretaria de Esportes, Lazer e Recreção; São Paulo Turismo, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul; Rede Record; Instituto Ressoar, Hospital Cema e SStudio.

História dos Jogos

Foi com o objetivo de promover a integração de atletas deficientes visuais do mundo inteiro que a IBSA criou os Jogos Mundiais, que chegam à terceira edição, nas cidades de São Paulo e São Caetano do Sul, Brasil, em 2007.

Em 1998, Madrid, na Espanha, recebeu os primeiros Jogos Mundiais da IBSA com a participação de 71 países. Na ocasião, 719 atletas lutaram por medalhas no atletismo, goalball, judô e natação.

A segunda edição do evento aconteceu em Quebec, no Canadá, com a estréia de duas novas modalidades, ciclismo e levantamento de peso. Cerca de mil atletas de 61 países fizeram parte dessa competição que, em 2007, deve crescer ainda mais.

São Paulo e São Caetano do Sul esperam receber para os III Jogos Mundiais da IBSA aproximadamente 1800 atletas de 70 países e mais 400 pessoas entre staff e voluntários. Desta vez serão sete modalidades disputadas: atletismo, goalball, judô, natação, levantamento de peso e futsal B1 (cegos totais) e futsal B2/B3 (deficientes visuais com baixa visão), a grande novidade desses Jogos.

Com o apoio dos governos federal, estadual de São Paulo, municipais de São Paulo e São Caetano do Sul, e do Comitê Paraolímpico Brasileiro - CPB, a CBDC irá receber as delegações de todo o mundo nesse que será o maior evento do mundo na categoria.

A presença dos melhores atletas do mundo tornarão o "Mundial de Cegos" uma prévia dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, 2008.

Sobre a CBDC

A Confederação Brasileira de Desporto para Cegos – CBDC – é a organizadora do Mundial de Cegos – Brasil 2007. Fundada em 19 de Janeiro de 1984, a CBDC congrega 93 entidades de todas as regiões do Brasil. É a única organização nacional afiliada à International Blind Sports Federation - IBSA, sendo responsável pela representação do Brasil nos eventos organizados por aquela Federação.

A CBDC tem como missão dirigir, fomentar e desenvolver o desporto de cegos e deficientes visuais no Brasil, representando-o nacional e internacionalmente.

Mais informações podem ser obtidas no site dos Jogos www.jogosmundiaisdecegos.com.br ou www.ibsabrasil2007.org.br ou no site da CBDC (www.cbdc.org.br).

 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped
3113-8794