Sempla Promove Palestra Sobre a Dependência de Drogas e Formas de Prevenção

Os servidores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) tiveram nesta quarta-feira (21) uma palestra sobre “Drogadição & Medicina Antroposófica” ministrada pelo Dr. Ricardo Ghelman. A palestra promovida pelo Departamento de Saúde do Servidor (DESS), vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), teve como principal tema o impacto do contexto social de um indivíduo no contato com as drogas e de como se prevenir contra elas.

 

De acordo com o palestrante, o primeiro contato com a droga acontece em um período em que ainda não há o total desenvolvimento do ser humano, seja no aspecto físico ou mental. “As pessoas amadurecem aos poucos, apenas aos 21 anos o corpo físico está totalmente formado, é depois dessa fase que acontece o desenvolvimento intelectual”.

 

A dificuldade em reabilitar os usuários é difícil devido à fase na qual os viciados experimentam o entorpecente e, além disso, o vício não considera a parte racional do cérebro.

 

Vale lembrar, que o álcool e a cerveja também são drogas, e que só eles juntos respondem por 70% do número de pessoas que possuem alguma dependência no mundo. Os pais devem acompanhar os filhos e conversar com eles sobre o assunto para evitar o uso dos entorpecentes na adolescência e, até mesmo, na fase adulta. Segundo Ghelman, a conscientização é muito importante, pois, é muito mais fácil a prevenção do que a posterior reabilitação.

 

Para a servidora Maria Miguel, que faz trabalho voluntário com dependentes químicos, a abordagem da palestra foi interessante. “Geralmente não se fala sobre as causas que levam alguém a usar drogas, como trabalho voluntariamente com isso, sempre quis saber de que maneira o ambiente influi no vício”.