Prefeitura considera a inflação e propõe reajuste salarial de 2,16% aos servidores municipais

Por 25 anos, até 2022, a revisão dos salários era de 0,01%; proposta será enviada à Câmara nos próximos dias

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, informa que na última quinta-feira (7), durante reunião com as entidades representativas dos servidores públicos, a Prefeitura apresentou a proposta de reajuste na remuneração de 2,16%, que considera a inflação medida pelo índice IPC-Fipe, para período maio/23 a fevereiro/24 e inclui também o auxílio-alimentação e o auxílio-refeição. A proposta será enviada para votação na Câmara Municipal nos próximos dias.

Durante as negociações todas as entidades reconheceram os avanços nas ações de valorização do funcionalismo público municipal.

Como mais uma medida de valorização do funcionalismo, a administração municipal propõe que o reajuste seja linear para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas, repetindo o que foi feito no ano passado, rompendo o longo ciclo de revisão de 0,01%, que vinha sendo praticado há pelo menos 25 anos.

A proposta contempla acréscimo de 3,62% no inicial da carreira dos professores, mantendo-o acima do piso nacional estipulado pelo Ministério da Educação, e vai beneficiar mais de 34 mil servidores ativos e inativos. Além de propor a antecipação da data de pagamento do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) destinado à área da educação.

A iniciativa destaca o compromisso da Administração na valorização dos servidores, em continuidade aos acréscimos concedidos entre 2021 e 2023, que já somavam mais de R$ 5 bilhões no período.

A Prefeitura mantém diálogo constante com representantes das entidades sindicais para ouvir suas pautas e todos os pleitos são respondidos nas mesas de negociação. A gestão municipal trabalha para diminuir as desigualdades dentro do funcionalismo público municipal, valorizando as carreiras, revisando as gratificações, estimulando atratividade e retendo a evasão.