PREFEITURA DE SÃO PAULO LANÇA NÚCLEO VOLTADO À ORIENTAÇÃO E PROTEÇÃO EM SAÚDE MENTAL DO SERVIDOR

A Rede SOMOS será formada por mais de 210 interlocutores e uma equipe multiprofissional

No dia 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Coordenadoria de Saúde do Servidor - COGESS, lançou a Rede SOMOS - Orientação e Proteção em Saúde Mental do Servidor. O objetivo é promover soluções para as doenças psíquicas do servidor e da servidora municipal.

A Rede SOMOS será composta por uma equipe multiprofissional dos quadros da COGESS, e atuará como uma rede que propõe ações para melhorar as condições de saúde mental e prevenir que doenças mentais e comportamentais acometam os servidores. Dessa forma, além da Secretaria de Gestão, todas as áreas de recursos humanos de outras Secretarias e Subprefeituras estão envolvidas na atuação do núcleo.

A iniciativa nasceu a partir do levantamento de dados sobre as perícias médicas que apontou que 43% dos dias de licenças médicas concedidas na administração municipal no ano de 2022 foram por motivo de transtornos mentais e comportamentais. Neste cenário, surgiram diversas demandas para atuação e intervenção para discussão e melhoria da saúde mental dos servidores por parte da alta administração, das unidades de recursos humanos, dos gestores e das entidades representativas de classe. Como resposta, a Secretaria Municipal de Gestão, por meio da COGESS, criou o Núcleo de Orientação e Proteção em Saúde Mental do Servidor – Rede SOMOS, composta por equipe multiprofissional dos quadros da COGESS.

A Rede SOMOS será promotora de ações propositivas no processo de melhoria das condições de saúde mental e prevenção do adoecimento psíquico dos servidores, envolvendo SEGES, as unidades de recursos humanos em todas as pastas, chefias e os próprios servidores, onde será possível identificar as causas dos adoecimentos, detectando os casos o mais precocemente possível de modo a promover ambientes de trabalho saudáveis e protetivos em saúde mental na PMSP.

O projeto começou a ser desenhado em maio de 2023 na Secretaria Municipal de Gestão e, entre os meses de junho e julho, passou por alinhamentos junto a todas as Secretarias e Subprefeituras, para adequar o projeto aos diferentes cenários. Além de reuniões e capacitações que contaram com a participação de mais de 180 pessoas que são pontos focais em suas unidades, o projeto prevê um cronograma de ações e atualmente conta com 210 integrantes que participaram do curso “Capacitação de Interlocutores em Promoção de Saúde Mental do Servidor”.

Dentre as ações planejadas na Rede SOMOS estão:

  • O estabelecimento de parcerias com Universidades, para atendimento de casos graves e excepcionais;
  • Disponibilização de profissionais com conhecimentos nas diversas áreas da saúde mental para palestras, mesas de debates e outros eventos dentro do projeto;
  • Capacitação de pontos focais (interlocutores) nas diversas unidades de recursos humanos da PMSP, para lidar com situações envolvendo a saúde mental dos servidores;
  • Habilitação de gestores em temas de saúde mental.
  • Realização de palestras e mesas de debates sobre o tema para os servidores

Até o final do mês de setembro, a Secretaria Municipal de Gestão irá lançar um Edital de Chamamento para estabelecimento de parcerias e cooperações com foco no atendimento dos casos graves e capacitações em saúde mental.

A expectativa é que o programa traga benefícios para os servidores e propicie meios para melhoria da qualidade de vida no âmbito de suas unidades, valorizando e promovendo a saúde mental e bom ambiente de trabalho.

Clique aqui e confira o material sobre a Rede SOMOS.