Curso de Formação de Pregoeiros

Segundo as instrutoras, todos os formados desde 2006 exercem a função de pregoeiros.

No dia 20 de março, a Escola de Formação do Servidor Público Municipal recebeu o curso Formação de Pregoeiros ministrado por monitoras capacitadas pela Fundap.

Segundo a instrutora Márcia Spin Ota, da Subprefeitura da Mooca, a participação no curso é importante para os pregoeiros. “Desde 2006 todas as turmas que formamos se tornaram pregoeiros. Se não tiver o curso, não pode exercer a função”, lembrou a servidora.

Pregoeiro é o profissional responsável pela condução de pregões de licitação para a aquisição de bens e prestação de serviços comuns no âmbito da União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

Para ser pregoeiro é preciso ter espírito de liderança para monitorar uma equipe de apoio, domínio da legislação e licitações, capacidade de decidir com rapidez, equilíbrio e controle emocional e experiência em negociação e comunicação. Todas essas habilidades são resumidas no que mais importa ao pregoeiro: a hora da compra. Ele precisa saber o preço do que está negociando, ter conhecimento do mercado e fazer uma compra justa.

O curso traz conhecimentos específicos sobre o pregão presencial e o eletrônico, os decretos e leis, características gerais de cada pregão, entre outras informações que facilitam uma simulação realizada pelas instrutoras para estimular o entendimento dos participantes.

Os participantes acompanham um roteiro passo a passo de acesso ao pregão, principalmente o eletrônico que veio para substituir o presencial, sendo o tema mais comentado, esclarecendo dúvidas como desconexão, recursos e download de documentos.

Para a servidora Elaine Godinho da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, o pregão eletrônico é o que mais interessa. “Achei legal o curso ter muitas informações sobre legislação. Mas também preferiria que fosse mais focado no pregão eletrônico”, comentou. 

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos no Facebook