Segunda turma das aulas de Prática Corporal Lian Gong – 1ªParte

Criada em 2012, iniciativa do DESS teve encontro realizado nesta quarta-feira (20/03)

A primeira aula da segunda turma de Prática Corporal Lian Gong foi realizada nesta quarta-feira (20/03) na sede do Departamento de Saúde do Servidor (DESS). As aulas dão continuidade aos assuntos abordados nas palestras ligadas ao setor de promoção da saúde.

 

A fim de estimular uma melhora de saúde e mais qualidade de vida, os exercícios apresentados nas aulas favorecem a flexibilidade, alongamento e tonificação muscular. A prática também contribui com o alívio do estresse e dores corporais.

De acordo com a fonoaudióloga responsável pelas aulas, Helena Tieko Nagamachi Takahashi, o Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal desenvolvida pelo médico ortopedista Dr. Zhuang Yuan Ming, durante a década de 1970, na China, e introduzida no Brasil por Maria Lúcia Lee, professora de filosofia e artes corporais chinesas. Recebe esse nome, pois consiste em três partes de 18 exercícios. Durante as aulas ministradas no DESS são introduzidas as séries da 1ª Parte do Liang Gong.

A 1ª Parte, ou Fase Anterior, trabalha as regiões do pescoço, ombros, costas, glúteos e pernas. A 2ª Parte, Fase Posterior, possui séries que visam as articulações, tendões e órgãos internos. Já as práticas da 3ª Parte, ou I QI Gong, regulam a energia vital do indivíduo, o QI, objetivando o fortalecimento das funções do coração e pulmão.

A ginástica aplicada de forma regular colabora com o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças, equilibrando a mente e o corpo como um todo. Além disso, ainda é possível verificar que o convívio social se torna mais harmônico, pois os exercícios ajudam a desenvolver novos modos de pensar, se relacionar consigo, com o outro e o meio em que se vive.

O Departamento de Saúde do Servidor – DESS, vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEMPLA - oferece as aulas que são realizadas durante todo o ano para duas turmas de funcionários de SEMPLA, nos períodos da manhã e da tarde.

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos no Facebook

Para mais informações:

FALE CONOSCO: COGEP-RESPONDE
e-mail: semplacogepresponde@prefeitura.sp.gov.br
SERVIDOR:
Ao entrar em contato via e-mail pelo sistema COGEP-RESPONDE, informe seu NOME COMPLETO e REGISTRO FUNCIONAL. Assim, sua solicitação será mais rapidamente respondida.