Secretaria de Direitos Humanos comemorou o Dia dos Conselheiros Tutelares com palestras

116 pessoas compareceram ao evento, realizado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

 Para comemorar o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar (18/11), a Coordenação de Políticas para Crianças e Adolescentes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), responsável pela gestão administrativa dos 52 Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo, realizou um evento com palestras sobre os desafios que os conselheiros tutelares vão encontrar no dia a dia de trabalho.

Realizado em parceria com a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, o evento começou com a apresentação do coral infanto-juvenil Boa Vontade, da Legião da Boa Vontade (LBV), que foi assistido por 116 pessoas, entre conselheiros tutelares em exercício e os eleitos para o posto, que tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024.

"O trabalho de conselheiro tutelar é muito difícil, mas ele não está sozinho. É fundamental que os conselheiros atuem coletivamente e façam a articulação com as redes locais de equipamentos públicos e organizações da sociedade civil, para que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados”, disse Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O promotor de justiça, Eduardo Dias, destacou a importância de os conselheiros tutelares respeitarem o credo e a posição política das pessoas que procuram o atendimento do Conselho Tutelar, além dos diversos públicos identitários (LGBTI+, mulheres, negros, imigrantes).

Já Lucas José, secretário executivo da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes, chamou a atenção para os muitos perfis e a história da infância no Brasil, e sobre a importância de valorizar e respeitar as particularidades dessas infâncias e adolescências durante o atendimento ao público.


Para entrar em contato com os Conselhos Tutelares, clique aqui.