Projeto japonês de reabilitação com música para idosos é apresentado

 

O Departamento de Políticas para Pessoa Idosa recebeu nesta quinta-feira (22/02) o diretor-presidente da Yura Rhytm Co., Yoshito Kikuchi para apresentar um programa de reabilitação com música desenvolvido no Japão, que contribui com um envelhecimento saudável e que pode ser executado em São Paulo. Também estiveram presentes Erica Hieda, coordenadora do NGO-Jica, órgão do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), Rosa Chubaci, coordenadora do curso de bacharelado de gerontologia da USP e Valéria Otsuki, intérprete.


Durante o encontro, houve uma troca de informações e experiências sobre as políticas públicas para pessoas idosas, com foco em seis pontos para prevenção de cuidados e tratamentos: melhoria de função motora e da saúde da função oral e prevenções de baixa nutrição, de demência, de isolamento e de depressão.


A diretora do Departamento de Políticas para Pessoa Idosa, Sandra Regina Gomes, destacou que visitas aos Centros-Dia para idosos e o intercâmbio de profissionais têm possibilidades de serem realizados ao longo desta parceria. “Em São Paulo são cerca de 1 milhão e 600 mil idosos, 14% da população, e a tendência é esse percentual aumentar. Cuidar é necessário e com música, que é sublime, contribui para a qualidade de vida”, disse.