SMDHC e OAB SP se reúnem no combate à violência contra idosos

 

Uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira (19) deu início a mais uma parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania com a OAB SP. Desta vez, as entidades se encontraram para a discussão de um plano de desenvolvimento de ações na defesa da pessoa idosa, com a participação da secretária municipal Eloisa Arruda, da presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP, Adriana Maria de Fávari Viel, da coordenadora de Ação Social da OAB SP, Clarice Maria de Jesus D’Urso, e da coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Sandra Regina Gomes.

Para as duas entidades é importante buscar soluções para a questão da violência contra o idoso, principalmente na cidade de São Paulo onde o processo de envelhecimento populacional vem progredindo desde 2015. Pesquisa realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) aponta que, daqui a dez anos, o número de pessoas idosas será superior ao de crianças e jovens menores de 15 anos. Na mesma proporção, os idosos sofrem os mais variados tipos de abusos e maus tratos – desde físicos, psicológicos e financeiros a abandono e falta de assistência.

Segundo as participantes, em muitos casos as agressões são praticadas por alguém da própria família, ou ainda por pessoas que dependem financeiramente dos idosos – ou até mesmo daqueles contratados para prestar cuidados e serviços assistenciais.