“Baile de Gala” agita ILPI da Vila Mariana

 

A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da Vila Mariana, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) administrada por meio de parceria com a União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social (UNIBES), foi palco na tarde de quinta-feira (19) de uma festa envolvendo música, dança e confraternização.

O “Baile de Gala” contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre idosos, moradores do Instituto e convidados. Todos ouviram e dançaram muito com a banda “Charanga”, além de interagirem com as diversas canções interpretadas pelos Trovadores Urbanos. Estiveram presentes a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, a coordenadora de Políticas para Idosos, Sandra Regina Gomes, a vice-presidente da UNIBES, Barbara Regina Lerner, o presidente da Comunidea, Roberto Ravagnani e a gerente da Instituição/Vila Mariana, Paulette Zaborowsky. A secretária também percorreu as dependências do ILPI da Vila Mariana e conheceu o trabalho desenvolvido naquele local, que atende cerca de 30 pessoas.


ILPIs

As Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs – acolhem pessoas idosas, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e situações de dependência e que não dispõem de condições para permanecerem com a família em conseqüência de diversas situações como negligência familiar, maus tratos ou outras formas de violência.

A ILPI é formada por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, orientadores socioeducativos e pessoal operacional que atua no acolhimento e proteção do idoso em situação de vulnerabilidade social, além de desenvolver diversos trabalhos visando restaurar e preservar a autonomia da pessoa idosa, restabelecer vínculos com a família e sociedade, através de incentivos nas atividades do dia a dia.

Atualmente, 14 unidades especializadas atendem a população do município de São Paulo.