Secretaria Municipal da Saúde realiza live para falar sobre os principais cuidados com a tuberculose

O vídeo está disponível no Youtube da pasta e conta com a participação de especialista para responder questionamentos sobre a doença

Imagem da live de conscientização sobre a tuberculose com a Dr. Rachel Russo Leite

Imagem da live de conscientização sobre a tuberculose com a Dr. Rachel Russo Leite

Na última quarta-feira (3), a Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo (SMS), junto da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) realizou uma live sobre os cuidados com a tuberculose. O vídeo conta com a presença da médica infectologista Rachel Russo Leite, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), para explicar sobre os cuidados e métodos de prevenção da doença.


O enfoque da live apresentado pela jornalista Christiane Balbys foi principalmente informar a população sobre a forma de transmissão, sintomas e tratamento da doença. Outro ponto fundamental abordado é a necessidade de se falar sobre a tuberculose. “A gente precisa falar de tuberculose porque a tuberculose ainda está aí... ela ainda é a doença que mais mata no mundo inteiro, perdeu um pouquinho pra covid nos anos da pandemia, mas já está recuperando novamente seu posto de doença infecciosa de maior mortalidade.” Disse a Dr. Rachel durante a live.


A Tuberculose é uma doença contagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir também outras partes do corpo. Ela é causada pela bactéria chamada de Micobacterium tuberculosis e é transmitida de pessoa para pessoa através do ar, enquanto doente tosse, espirra ou fala, através de aerossóis formados. É importante salientar que apenas pessoas com tuberculose pulmonar transmitem a doença.


Tosse há mais de três semanas, febre, suor noturno, perda de peso, cansaço e fraqueza são os principais sintomas da tuberculose. É extremamente importante buscar um serviço de saúde ao sentir esses sintomas. Veja aqui mais informações sobre os sintomas, testes e tratamento: 


Em 2022 foram registrados 6.572 casos da doença, em comparação, foram registrados 7.217 caos em 2023. Esse aumento no número de casos ocorre devidos a todas essas intensificações na busca de pessoas afetadas sem o diagnostico. Sobre essa situação a Dr. Rachel comentou, “Então agora todos os nossos esforços de todas as nossas unidades, sejam elas básicas ou não, é justamente de achar esses pacientes que estão doentes e não sabem. Então a gente sim vai ter um aumento para depois começar a abaixar novamente”.


Nas considerações finais, a Dr. Rachel falou mais sobre a campanha desse ano e fez um apelo. “Como nós vamos acabar com a tuberculose? fazendo justamente isso que a gente está propondo. Pegar as pessoas que estão doentes e se prevenir, então eu peço para todo mundo que está tossindo ou teve contato com a tuberculose, procure uma unidade e procure saber um pouco mais sobre a doença...O recado é sim, podemos acabar com a tuberculose”.


Até o dia 12 de abril, a SMS por meio da COVISA vai realizar ações para a conscientização sobre a tuberculose no município. Além da live, foi realizado um evento educativo sobre a doença na avenida paulista dia 24 de março, data mundial do combate à tuberculose. Aqui você pode ver mais informações sobre como foi essa ação. 


A live foi transmitida pelo canal do Youtube da SMS e também por sua página do Instagram. Para quem não conseguiu assistir ao vivo, o vídeo se encontra disponível no mesmo canal da transmissão. Clique aqui para assistir na integra: