O dia mundial do combate à tuberculose foi marcado por ação educativa na Avenida Paulista

O evento foi organizado pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose da COVISA com a intenção de mostrar a importância do combate à doença

 

(Foto: Equipe da ação do dia mundial do combate à tuberculose com cartaz informativo da campanha)

 

No último domingo (24), o Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) realizou uma ação educativa sobre a tuberculose na Avenida Paulista. O evento ocorreu das 9h da manhã até as 12h, e o principal motivo da ação foi a conscientização da população sobre a importância do combate dessa doença. O dia 24 de março é o dia mundial do combate a tuberculose e é marcado pelos esforços na erradicação dessa infecção.

O evento foi uma ação conjunta entre o PMCT juntamente com o Comitê Estadual de Controle Social da Tuberculose e outras organizações não governamentais como a Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose e o Movimento Paulistano da Luta contra Aids (MOPAIDS). A ação contou com uma tenda com cartazes e banners informativos além de panfletos para a distribuição as pessoas presentes na avenida. O principal objetivo foi mostrar a importância de combater a tuberculose e também sensibilizar o público local sobre a doença.

(Foto: Tenda e equipe da ação do dia mundial do combate à tuberculose)

A Infectologista Rachel Russo, coordenadora do PMCT e principal organizadora do evento falou sobre a importância do dia: “Chamar a atenção para a tuberculose é muito importante porque ela nunca deixou de existir e de acometer especialmente a população mais vulnerável. Devemos todos, gestão e sociedade civil, nos unir para tornar possível o controle desta doença de importância mundial.”. A ação também contou com a participação de instituições cientificas e do consultório na rua Bompar.

Ações de intensificação no combate à tuberculose

A Tuberculose é uma doença contagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir também outras partes do corpo. Ela é causada pela bactéria chamada de Bacilio Koch e é transmitida de pessoa para pessoa através do ar, enquanto doente tosse, espirra ou fala, através das gotículas de saliva. É importante salientar que apenas pessoas com tuberculose pulmonar transmitem a doença.
Tosse há mais de três semanas, febre, suor noturno, perda de peso, cansaço e fraqueza são os principais sintomas da tuberculose. É extremamente importante buscar um serviço de saúde ao sentir esses sintomas. Veja aqui mais informações sobre os sintomas, testes e tratamento.

O dia mundial da tuberculose foi criado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde. A data é uma homenagem aos 100 anos do anuncio do descobrimento da bactéria que causa a doença, realizada pelo médico e bacteriologista alemão Robert Koch em 24 de março de 1882. A Secretaria Municipal da Saúde está realizando ações no mês de março e abril para a intensificar a luta contra a doença.

A intensificação na busca ativa da tuberculose nas unidades de atendimento da cidade de São Paulo consiste na orientação à população, também em ações extramuros de busca ativa de pessoas com sintomas de tuberculose, além da coleta de exames diagnósticos. Todas essas ações continuarão sendo realizadas até o final do mês de abril. Em 2022 foram registrados 6.572 casos da doença, em comparação, foram registrados 7.217 caos em 2023. Esse aumento no número de casos ocorre devidos a todas essas intensificações na busca de infectados assintomáticos.