Leishmaniose Visceral

Notificação Compulsória

A Leishmaniose Visceral Canina e a Leishmaniose Visceral são de notificação compulsória.

Veja aqui a legislação!

Todo caso suspeito deve ser notificado:

  • Para a notificação de casos humanos: utilize a Ficha de Investigação Epidemiológica (FIE),  padronizada pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação – SINAN. Envie a FIE para a UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde) de referência do local de atendimento. Consulte aqui a UVIS!
  • Para notificação do animal:  os casos suspeitos de LVC no Município de São Paulo deverão ser notificados por email.

Fluxo de encaminhamento no caso de animais:

  • A notificação do caso suspeito ou confirmado de leishmaniose visceral em animais preenchida pelo link e os anexos inseridos serão encaminhados automaticamente ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Divisão de Vigilância de Zoonoses e o responsável pela notificação será contatado no telefone fornecido. Em caso de dúvidas, por favor, escreva para zoonoses@prefeitura.sp.gov.br ou ligue para 2974-8000/2974-7825 (horário comercial).
  • O material para diagnóstico do cão deve ser encaminhado a Divisão de Vigilância de Zoonoses: Rua Santa Eulália, 86 – Santana para o Laboratório de Diagnóstico de Zoonoses / DVZ de segunda à sexta, das 08:00 ás 17:00 horas. Enviar também cópia de Ficha de Notificação e da Requisição Padrão do Laboratório.
     

Profissional Veterinário, veja aqui! Portaria 641/2016-SMS.G que regulamenta as boas práticas de funcionamento para estabelecimentos e serviços veterinários no município de São Paulo (o artigo 14 dispõe sobre as notificações)