Portal da Dívida Ativa ultrapassa marco de 10 milhões de acessos.

O Portal foi desenvolvido em 2019, buscando aprimorar a eficiência dos serviços da dívida ativa.

 

O Portal foi desenvolvido em 2019, buscando aprimorar a eficiência dos serviços da dívida ativa, e foi lançado em janeiro de 2020. Antes de sua criação, o cidadão precisava se deslocar até a Praça de Atendimento do Departamento Fiscal ou das Subprefeituras, levando documentos como CPF, RG, boletos, números de cadastro, etc. Com a chegada do Portal, esse processo foi facilitado, considerando a possibilidade do cidadão realizar os procedimentos no conforto de sua casa.

Além disso, o Portal da Dívida Ativa promove ações de apoio à distância, como o encaminhamento do cidadão ao serviço de atendimento pelo Portal 156 e a Diva, chatbot desenvolvido para tirar dúvidas simples sobre a dívida ativa do município.

Os serviços são gratuitos e podem ser utilizados por qualquer cidadão. Eles são divididos em dois tipos: imediatos e que demandam abertura de solicitação. Os serviços imediatos, como consulta, pagamento e parcelamento de débitos, podem ser realizados diretamente pelo Portal da Dívida Ativa. Já aqueles que demandam abertura de solicitação, como comunicar leilão ou contestar um débito, são redirecionados ao Portal 156, bastando apenas o login na plataforma para acessar o serviço (para quem não é cadastrado no portal, o login é feito pelo gov.br).

Em agosto de 2023, o Portal da Dívida Ativa atingiu o total de 10.081.419 de acessos. Desse total, cerca de 5,7 milhões de acessos foram por usuários únicos. Este dado reforça a importância de se pensar o atendimento ao cidadão de novas formas, buscando a inovação e a celeridade na prestação de serviços públicos.