PGM realiza eleição 100% virtual

Eleição para Conselho da PGM e CFAH adequou-se ao contexto de pandemia

No dia 30 de abril de 2021, foi realizada a primeira eleição 100% online para o Conselho da Procuradoria Geral do Município. A votação ocorreu por meio do sistema de código aberto “Helios Voting”, uma reconhecida plataforma digital que possibilita a realização de pleitos com voto secreto e auditável, oferecendo um ambiente seguro e eficiente para centenas de usuários simultâneos.

A eleição para o Conselho da Procuradoria, realizada nos termos do art. 34 do Decreto n. 57.263/2016, contou com a participação de 467 eleitores. Cada eleitor recebeu, em seu e-mail, usuário e senha para acesso às cabines virtuais de votação. Os votos foram criptografados antes do depósito eletrônico, garantindo assim o sigilo das escolhas realizadas.

A apuração dos votos e a divulgação dos resultados foram realizadas minutos após o encerramento do pleito, de forma 100% segura e automatizada.

Todo o processo de implantação, tradução e customização da plataforma “Helios Voting” foi conduzido pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Procuradoria Geral do Município, sem qualquer despesa orçamentária adicional.