CPPU aprova sinalização turística para o Triângulo Histórico da cidade

Ação do Projeto Triângulo SP visa oferecer ao pedestre conhecimento e autonomia para visitar 35 prédios históricos da região

Nesta terça-feira (13), a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) aprovou, por unanimidade, o projeto de sinalização turística para o Triangulo Histórico da cidade.

A proposta foi apresentada pela SP-Obras, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras – SIURB, e é uma das ações do Projeto Triângulo SP (Lei 17.332/2020), que tem como objetivo reativar o Centro Histórico de São Paulo.

O projeto aprovado nesta terça prevê a inserção de uma série de totens e placas de identificação das 35 edificações turísticas presentes na região do Triângulo Histórico, recorte especial do Centro formado pelas ruas Benjamin Constant, Boa Vista e Líbero Badaró. O objetivo é oferecer ao pedestre conhecimento e autonomia para encontrar prédios históricos da região, como o Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo e Centro Cultural Banco do Brasil.

A partir da nova sinalização será possível consultar o mapa do Triângulo SP; localizar a edificação de interesse e verificar o tempo necessário para chegar até ao local; obter informações sobre cada prédio histórico por meio de escaneamento de QR Code; conferir os eventos que serão promovidos na região; entre outros.

Todo o conteúdo dos totens e placas será bilingue (português-inglês), a fim de atrair não apenas turistas nacionais à cidade, mas também estrangeiros.

A acessibilidade também é levada em consideração no projeto. Mesas táteis serão colocadas na região para garantir orientação e informação para as pessoas com deficiência visual.

O projeto de sinalização turística de São Paulo tem como referência uma ação similar adotada no centro de Londres (Inglaterra), que foi capaz de reduzir o uso de metrô na região. Isso porque, sabendo a distância curta a ser percorrida para chegar até o destino, muitas pessoas passaram a andar a pé.

Antes da aprovação da CPPU, o projeto de sinalização turística para o Triângulo Histórico já havia obtido, em 07 de dezembro de 2020, manifestação favorável do Conpresp, da Secretaria Municipal da Cultura. Também está sendo analisado por Condephaat (Governo do Estado) e a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

A SP-Obras está gerenciando o desenvolvimento do projeto básico e executivo de requalificação dos calçadões do centro histórico de São Paulo, que contempla, além da nova sinalização turística, a reforma dos pavimentos das calçadas e calçadões de uma área com aproximadamente 63.000m², implantação de novo mobiliário urbano, reestruturação da infraestrutura subterrânea de drenagem, entre outras ações. Iniciado em fevereiro de 2020, o projeto está previsto para ser concluído em maio de 2021. Concluída essa etapa, a SPObras lançará a licitação para execução das obras. Saiba mais.


Triângulo SP
Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), o projeto turístico Triângulo SP busca trazer para a região - quando a pandemia na cidade permitir – atrativos noturnos e aos finais de semana, tornando-a um dos principais destinos turísticos da capital.

Para isso, são previstas 60 ações de requalificação, como reforma de calçadas e calçadões, melhorias de iluminação pública e reforço da segurança, além da promoção de eventos culturais e gastronômicos para impulsionar a ocupação de espaços públicos.

Além disso, foi estabelecido o Regime Especial de Atendimento Prioritário (REAP) para processos administrativos relativos a projetos, ações e iniciativas públicas que adicionem valor ao centro da cidade, com o objetivo de dar celeridade à tramitação.

Clique aqui para saber mais.


CPPU
A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) é um dos órgãos de participação social da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Composta por representantes do poder público e membros da sociedade civil, analisa casos relacionados à aplicação da legislação de anúncios, mobiliário urbano e inserção de elementos na paisagem urbana, tendo como base a Lei Cidade Limpa (Lei 14.223/2006).

Clique aqui para saber mais.