Áreas de Intervenção Urbana


A Área de Intervenção Urbana (AIU) é um instrumento urbanístico previsto pelo Plano Diretor Estratégico de 2014 para viabilizar um Projeto de Intervenção Urbana (PIU). Os demais instrumentos são Operações Urbanas Consorciadas, Concessão Urbanística e Área de Estruturação Local. 

Bastante semelhante à Operação Urbana Consorciada, a Área de Intervenção Urbana (AIU) compreende porções de território destinadas à reestruturação, transformação, recuperação e melhoria ambiental. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, atendimento às necessidades sociais e promoção do desenvolvimento econômico. 

As AIUs são propostas pelo Executivo. Cada área deve apresentar perímetro de atuação, parâmetros de uso e ocupação do solo, programa de intervenções e conselho gestor com o mesmo número de representantes do poder público e sociedade civil para gestão das ações propostas.

As intervenções de uma AIU são custeadas através da arrecadação de outorga onerosa, contrapartida financeira paga ao Município para o interessado construir acima dos limites construtivos básicos definidos pela legislação de cada área. A AIU prevê que, ao menos, 25% desses recursos sejam destinados para provisão de habitação para famílias de menor renda.

 

 

 

 

AIU do Setor Central 

Em 15 de setembro de 2022, a Prefeitura de São Paulo instituiu a primeira Área de Intervenção Urbana da cidade. Foi sancionada a Lei 17.844/2022, que cria a Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central, com foco no atendimento habitacional para famílias de baixa renda da região. 

Clique aqui para saber mais 

 

AIU Jurubatuba

Em 20 de junho de 2023, foi sancionada a Lei 17.965/2023, que instituiu a Área de Intervenção Urbana (AIU) Jurubatuba, que tem como foco ampliar o adensamento populacional e a rede de empregos em direção às orlas do Rio Jurubatuba e do Canal Guarapiranga.

Clique aqui para saber mais

 

AIU Interlagos

Em 20 de junho de 2023, foi sancionada a Lei 17.965/2023, que instituiu a Área de Intervenção Urbana (AIU) Interlagos, que tem como principal objetivo integrar o autódromo de Interlagos ao seu entorno a partir de uma série de intervenções públicas. 

Clique aqui para saber mais

 

AIU Vila Andrade

Em 20 de junho de 2023, foi sancionada a Lei 17.965/2023, que instituiu a Área de Intervenção Urbana (AIU) Vila Andrade, que tem como foco a qualificação do espaço urbano e articulação com programas habitacionais, sobretudo de interesse social, a fim de mitigar os contrastes sociais e econômicos. 

Clique aqui para saber mais

 

AIU Vila Leopoldina-Villa Lobos

Em 21 de junho de 2023, foi sancionada a Lei 17.968/2023, que aprovou o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Vila Leopoldina-Villa Lobos e instituiu a Área de Intervenção Urbana Vila Leopoldina-Villa Lobos (AIU-VL). Seu principal objetivo é o atendimento habitacional de famílias que vivem de forma precária.

 Clique aqui para saber mais

 

Legislação 

Lei 16.050/2014, de 31 de julho de 2014 - Aprova a Política de Desenvolvimento Urbano e o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e revoga a Lei nº 13.430/2002