Testes de DNA gratuitos, serviço de registro de paternidade e orientações jurídicas são algumas das ações previstas para o Mutirão da Paternidade, ação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e da Prefeitura e que terá a participação da Secretaria de Governo Municipal por meio do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos.


A ação ocorrerá em 22 de outubro, das 10h às 14h, no CEU Inácio Monteiro, em Guaianases. Serão ofertadas até 80 orientações jurídicas e até 40 exames gratuitos de DNA para quem não possui o registro paterno.
As inscrições devem ser feitas até o dia 14 por meio de formulário online. A coleta será realizada no dia da ação e o resultado sai em 45 dias.


Compromisso com a Primeira Infância
O Mutirão da Paternidade é realizado no âmbito de dois importantes instrumentos de planejamento relacionados à Primeira Infância que foram construídos e pactuados junto à sociedade civil e estão na etapa de implementação pela Prefeitura de São Paulo. O Plano Municipal pela Primeira Infância de São Paulo (2018-2030) conta com o objetivo de ampliar a dupla filiação das crianças paulistanas (Eixo Estratégico III, Meta 6, Estratégia 6.3). Em complemento, o Plano de Ação 21-24 prevê que até 2024 a Prefeitura realize a “promoção de mutirão de registro de paternidade em parceria com instituições públicas municipais e estatais” (Eixo III, Meta 6).


“Estamos antecipando essa ação que estava prevista para 2024 e trabalhando em conjunto com a Defensoria Pública para promover a cidadania na primeira infância”, afirma Alexis Vargas, Secretário Executivo de Projetos Estratégicos da Prefeitura de São Paulo.


SERVIÇO
Data: 22/10/2022
Horário: 10h às 14h
Local: CEU Inácio Monteiro
Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n - Conjunto Inácio Monteiro - CEP: 08472-721.
Inscrições até 14/10 por meio do link: https://forms.office.com/r/KyJJ02utpi